Tiago e Postiga dispensados da selecção olímpica

Foto
José Romão "irá divulgar oportunamente o nome dos jogadores que substituirão" Tiago e Postiga Virgílio Rodrigues/Lusa

"Os dois atletas viram hoje confirmadas através de exames médicos as lesões que apresentaram aquando da concentração da equipa das quinas. Tiago está com uma pubalgia com sintomatologia dolorosa agravada, enquanto que Hélder Postiga sofre de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo", lê-se no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Os dois atletas viram hoje confirmadas através de exames médicos as lesões que apresentaram aquando da concentração da equipa das quinas. Tiago está com uma pubalgia com sintomatologia dolorosa agravada, enquanto que Hélder Postiga sofre de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo", lê-se no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.

O treinador da selecção olímpica de futebol, José Romão, "irá divulgar oportunamente o nome dos jogadores que substituirão os dois infortunados atletas", conclui a FPF.

Postiga e Tiago ainda se apresentaram em Vale Garrão (Algarve), pouco depois das 19h00, mas os relatórios médicos afastam os dois internacionais portugueses dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, a realizar este mês.

Em conferência de imprensa, após o treino da tarde, o médico da selecção lusa, João Resende, disse que "se confirmou o quadro clínico dos dois jogadores, após os exames realizados hoje".

"A lesão de Tiago é uma situação crónica. O atleta manifesta dor evidente e, devido ao programa estabelecido, não é possível que se mantenha na selecção", afirmou o clínico.

Por sua vez, "Hélder Postiga tem uma situação aguda, recente, e está incapacitado para continuar na equipa olímpica", acrescentou o responsável pelo departamento médico da selecção.

Meira já integrou treino da tarde

Já o defesa-central Fernando Meira, com fractura num dedo da mão, chegou hoje - pouco antes das 19h00 - ao Algarve, ainda a tempo de integrar o treino da tarde, fazendo agora parte do lote de jogadores à disposição do técnico José Romão.

Sobre Fernando Meira, João Resende disse que "tem uma fractura num dedo da mão, com cinco parafusos para a consolidar. No entanto, devidamente protegida, não impede o jogador de continuar ao serviço da selecção".

Por seu lado, o seleccionador José Romão lamentou a ausência de "dois atletas portugueses de elite", anunciando que irá propor a sua substituição, "por dois dos 30 elementos que integram a lista oficial enviada para a FIFA".

Na altura em que anunciou os 18 jogadores para o Torneio Olímpico de Futebol, José Romão divulgou o nome de quatro suplentes - Beto II e Custódio (Sporting), João Paulo (União de Leiria) e Hugo Almeida (FC Porto) -, mas tem ainda mais oito opções.

Substitutos "não são jogadores de segundo plano"

"Os dois atletas que virão substituir o Tiago e o Hélder Postiga certamente que nos dão garantias de fazermos uma boa prova e não são jogadores de segundo plano", realçou o técnico português.

A selecção olímpica realizou durante o dia de hoje os dois primeiros treinos de preparação, para a deslocação à capital da Grécia, em Vale Garrão (Loulé, Algarve), depois de se ter concentrado ontem, em Lisboa.

Hoje à tarde, sob as ordens de José Romão, e após o habitual circuito de aquecimento, os jogadores realizaram uma "peladinha", com destaque para a finalização.

Apesar de ter participado no treino sem condicionalismos, Cristiano Ronaldo, no final do apronto, queixou-se de dores musculares. Segundo o médico da selecção, "são dores normais em jogadores submetidos a grandes cargas físicas", realçando que existem outros casos, "mas que não merecem preocupação".