Bairros da Bica e Santa Catarina fechados ao trânsito a partir de amanhã
Os dois bairros constituem a terceira zona histórica com trânsito condicionado no último ano e meio, depois do Bairro Alto e de Alfama, em Dezembro de 2002 e Agosto do ano passado, respectivamente. A autarquia tem também previsto o encerramento à circulação automóvel na zona do Castelo e Mouraria, mas está ainda a analisar o processo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os dois bairros constituem a terceira zona histórica com trânsito condicionado no último ano e meio, depois do Bairro Alto e de Alfama, em Dezembro de 2002 e Agosto do ano passado, respectivamente. A autarquia tem também previsto o encerramento à circulação automóvel na zona do Castelo e Mouraria, mas está ainda a analisar o processo.
Assim, a partir de amanhã a zona de acesso à Bica e Santa Catarina está limitada pela Calçada do Combro e pelas ruas das Chagas, das Gaivotas e Boavista, existindo três portas de entrada (Travessa do Alcaide, na Rua Marechal Saldanha e na Calçada Salvador Correia de Sá) e três de saída (travessas da Condessa do Rio e do Sequeira e Rua Fernandes Tomás).
Após o fecho da Bica e Santa Catarina, com o sistema de pilaretes retrácteis, já utilizado no encerramento do Bairro Alto e Alfama, estarão disponíveis no interior do bairro 105 lugares, tendo sido atribuídos cerca de 200 identificadores que autorizam a entrada no bairro de outros tantos veículos.
Para colmatar as dificuldades de estacionamento, ficarão disponíveis 709 lugares fora da zona condicionada, como nos parques da Avenida 24 de Julho, da Divisão de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara de Lisboa, no Corpo Santo, no Cais do Sodré, na Escola Superior de Dança e no Liceu Passos Manuel.
A EMEL criou ainda uma zona tarifada com parquímetros com 230 lugares, no troço da Rua dos Poços Negros até parte da Rua de São Bento, inclusive, Rua da Boavista e Rua de São Paulo, que funciona como uma bolsa de estacionamento gratuito para residentes, a norte e a sul da área fechada.
Também o silo da Calçada do Combro, a concluir em Outubro, vai disponibilizar mais 250 lugares de estacionamento, enquanto o parque subterrâneo no Largo de Jesus terá capacidade para 150 veículos e deverá estar pronto dentro de um ano.
Os residentes que deixem os carros fora da zona condicionada terão ao seu dispor o serviço de carrinhas "LX Porta a Porta", disponibilizado pela autarquia, que passará a assegurar o transporte gratuito entre o bairro e os parques de estacionamento.
Também a carreira 92 da Carris vai ter um novo percurso, com o preço reduzido de 75 cêntimos para ida e volta, passando a servir a nova zona, nomeadamente na Rua das Chagas, e deslocando-se ao Cais do Sodré, para garantir uma maior ligação com o parque de estacionamento aí existente.