Imigração e minorias étnicas: ACIME dedica semana à diversidade cultural

Foto
O guia gastronómico online vai ter uma lista de restaurantes étnicos DR

Entre 17 e 23 Maio, em Lisboa, a Semana da Diversidade Cultural vai abrir as portas dos imigrantes em Portugal a escolas, professores, alunos, associações de pais, autarquias e investigadores.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Entre 17 e 23 Maio, em Lisboa, a Semana da Diversidade Cultural vai abrir as portas dos imigrantes em Portugal a escolas, professores, alunos, associações de pais, autarquias e investigadores.

Promovida pelo ACIME, em conjunto com a secção portuguesa da UNESCO (agência das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura), a iniciativa arranca segunda-feira com o lançamento do livro "Aprender com a Diversidade - Um Guia para o Desenvolvimento da Escola".

No dia seguinte, durante um jantar na comunidade hindu, será entregue o prémio Imigração e Minorias Étnicas: Jornalismo pela Tolerância, que vai na segunda edição e visa distinguir jornalistas (imprensa/online, rádio e televisão) e académicos cujos trabalhos tenham ajudado a combater a discriminação e a compreender o fenómeno migratório. No ano passado, o Grande Prémio foi entregue à investigação do PUBLICO.PT sobre a mutilação genital feminina (que pode ser consultada em http://dossiers.publico.pt/dossier.asp?id=967).

No mesmo dia 18 será apresentado em formato de livro o sexto estudo "Média, Imigração e Minorias Étnicas", promovido pelo Observatório da Imigração e patrocinado pelo ACIME, que o PUBLICO.PT divulgou a 25 de Março (e que pode ser consultado em http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1189461).

Na quarta-feira vai ser apresentado o guia gastronómico online "Sabores do Mundo", que estará disponível nas páginas electrónicas do ACIME (www.acime.gov.pt) e da UNESCO-Portugal (www.unesco.web.pt). O guia disponibilizará receitas das diversas culturas presentes em Portugal, bem como um pouco de história gastronómica, e uma lista de restaurantes étnicos.

O colóquio "Celebrar a Diversidade" realiza-se na sexta-feira, no Auditório Camões, em Lisboa, e conta com as presenças do secretário de Estado adjunto do ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, do alto comissário adjunto do ACIME, Rui Marques, e do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Sasportes. Ainda nesse dia e no mesmo local, serão premiadas as escolas participantes no concurso "Celebrar a diversidade cultural" que mais revelaram contribuir para "boas práticas" no que toca à compreensão e tolerância com a diversidade.

A iniciativa termina dia 23, com uma edição especial do programa "Nós", no Canal 2, que contará com a participação de José Sasportes.

No quadro da resolução 57/249 "Cultura e Desenvolvimento" de 20 de Dezembro de 2003, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de Maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, convidando todos os Estados-membros, organizações intergovernamentais, agências da ONU e organizações não governamentais a, entre outras inicitivas, sensibilizarem a opinião pública para a riqueza da diversidade cultural e, especificamente, a suscitarem, mediante a educação e os meios de comunicação social, uma tomada de consciência do valor da diversidade cultural.

Em 2001, a UNESCO adoptou a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, acompanhada de um plano de acção para uma nova compreensão da relação entre diversidade, diálogo e desenvolvimento. O documento insta os Estados-membros da UNESCO a comprometeram-se a reconhecer, defender e promover de forma activa os benefícios da diversidade cultural, nos planoslocal, nacional e internacional.