Coimbra celebra 300 anos do nascimento de Carlos Seixas
Organizado pela Câmara de Coimbra, o programa - que propõe um conjunto de eventos em torno da vida e obra do compositor natural da cidade - conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC), Conservatório de Música de Coimbra e Instituto Politécnico de Tomar.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Organizado pela Câmara de Coimbra, o programa - que propõe um conjunto de eventos em torno da vida e obra do compositor natural da cidade - conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC), Conservatório de Música de Coimbra e Instituto Politécnico de Tomar.
Já iniciado em Janeiro, o programa intensifica-se este mês, no dia 19, com o lançamento de uma medalha comemorativa e um concerto do Ensemble de Plectro Carlos Seixas, um agrupamento criado no seio da Tuna Académica da UC.
A 1 de Março, a obra do músico vai estar em destaque no concerto comemorativo dos 714 anos da universidade, organizado pela Reitoria, em que actuam a Orquestra Filarmonia das Beiras e o Orfeon Académico de Coimbra.
Durante o ano o evento "Viver com a Cultura - Périplo pelas Freguesias" incluirá em todos os concertos a execução de uma peça ou de um excerto de Carlos Seixas - anunciou o vereador responsável pelo pelouro da Cultura da Câmara, Mário Nunes.
Estão previstos também, entre outros, concertos pela Orquestra de Câmara de Coimbra - OCC (17 de Abril) e pela Orquestra de Câmara da Hungria (9 de Junho), esta acompanhada pela pianista Maria José Morais, e um ciclo de cravo por Nuno Oliveira, entre 22 de Abril e 4 de Maio.
Até ao final do ano decorrem espectáculos da Orquestra de Câmara do Real Theatro de Queluz (3 de Julho), da Capela Real - Orquestra Barroca Portuguesa (25 de Setembro), da OCC e de coros universitários (13 de Outubro).
Na sessão de hoje, o pró-reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra, João Gouveia Monteiro, destacou o colóquio sobre a vida e obra do músico, marcado para dias 3 e 4 de Junho e associado a vários espectáculos, e a exposição documental sobre Carlos Seixas e a sua época, a inaugurar no final do ano, que permitirá revelar "os valiosos fundos documentais de música" existentes no Arquivo e na Biblioteca Geral da UC.
O "Ano Carlos Seixas" prolonga-se até 2005 e anuncia ainda, mas em fase de calendarização, a atribuição do nome do músico ao Conservatório de Música de Coimbra e a edição de obras - uma inédita - sobre o compositor. A instituição do Prémio Carlos Seixas para o melhor aluno dos conservatórios de Coimbra é outra acção prevista.
"A Câmara [de Coimbra] procurou dar relevo significativo à vida e obra deste ilustre conimbricence", adiantou Mário Nunes na conferência de imprensa.
Considerado um dos maiores compositores da música barroca portuguesa, Carlos Seixas - compositor, cravista e organista da corte de D. João V - nasceu em Coimbra a 11 de Junho de 1704, onde viveu até aos 16 anos, e morreu em Lisboa a 25 de Agosto de 1742.