Internet: Governo anuncia medidas para tornar sítios mais acessíveis a deficientes

O anúncio foi feito no primeiro dia das VII Jornadas da Fundação espanhola Sidar, dedicadas ao tema "Mais Acessibilidade, Melhor Acessibilidade".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O anúncio foi feito no primeiro dia das VII Jornadas da Fundação espanhola Sidar, dedicadas ao tema "Mais Acessibilidade, Melhor Acessibilidade".

A primeira medida anunciada, um "anexo ao caderno de encargos", destina-se a responsáveis da Administração Pública que têm responsabilidade na elaboração de concursos. Trata-se de um documento jurídico que facilita a vida das entidades públicas por enunciar as regras de acessibilidade para cidadãos com deficiência que devem ser cumpridas.

A outra medida é o CD Kit Acesso UMIC (Unidade Missão Inovação e Conhecimento), um conjunto de ferramentas para programadores, designers e gestores de conteúdos que lhes permite analisar os sítios que estão a criar e a sua acessibilidade, assim como ler toda a documentação da área (listas de verificação e guias de boas práticas, entre outras).

As VII Jornadas decorrem até quarta-feira no Auditório Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa.