Teresa Gouveia é a nova ministra dos Negócios Estrangeiros

Foto
Teresa Gouveia é a primeira mulher a chefiar a diplomacia portuguesa Lusa

A tomada de posse da nova governante não está ainda marcada, mas poderá realizar-se ainda durante o dia de hoje, adianta a RTP.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A tomada de posse da nova governante não está ainda marcada, mas poderá realizar-se ainda durante o dia de hoje, adianta a RTP.

A ex-ministra do Ambiente Teresa Gouveia, 57 anos, licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa, foi escolhida pelo primeiro-ministro, Durão Barroso, para a pasta dos Negócios Estrangeiros, sendo a primeira mulher a chefiar a diplomacia portuguesa.
Nos governos de Cavaco Silva, Teresa Gouveia foi secretária de Estado da Cultura, do Ambiente e chegou a ministra do Ambiente.

Assumiu depois o lugar de deputada na bancada social-democrata na Assembleia da República e actualmente ocupava a presidência da Fundação de Serralves. Foi também porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD.

Teresa Gouveia era também, até agora, membro do Conselho Consultivo do jornal PÚBLICO.
A nova ministra dos Negócios Estrangeiros ocupará o cargo na sequência da demissão de ontem de António Martins da Cruz, que abandonou o Governo depois da polémica em torno do alegado favorecimento da sua filha no acesso à universidade, situação que levou igualmente à saída do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce.