Schwarzenegger é o novo governador da Califórnia com mais de 50 por cento dos votos (actualização)
O vice-governador, o democrata Cruz Bustamante, fica atrás de Schwarzenegger, com 32,4 por cento das intenções de voto, logo seguido pelo republicano Tom McClintock, que chega na terceira posição, com 13,3 por cento dos votos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O vice-governador, o democrata Cruz Bustamante, fica atrás de Schwarzenegger, com 32,4 por cento das intenções de voto, logo seguido pelo republicano Tom McClintock, que chega na terceira posição, com 13,3 por cento dos votos.
Os dois candidatos republicanos totalizam dois terços dos resultados do sufrágio californiano. A Califórnia contava com um governador democrata desde 1998 e votou maioritariamente a favor de Al Gore nas presidenciais de 2000.
Porém, o estado norte-americano mais populoso e o terceiro de maior dimensão será a partir de agora governado por um republicano, numa altura em que se aproximam as presidenciais, marcadas para 2004.
Antes do escrutínio, o Presidente George W. Bush prometeu trabalhar com Schwarzenegger, caso este fosse eleito.
No "recall" - votação para o afastamento ou continuação no posto do actual governador - 54,6 por cento dos eleitores votaram a favor da saída do democrata Gray Davis, quando estão contabilizados 94 por cento dos votos.
Perante os seus apoiantes e ao lado da sua mulher, Maria Shriver, neta de John F. Kennedy, Schwarzenegger fez o discurso de vitória poucas horas depois do fecho das urnas, às 20h00 locais (03h00 de Lisboa). Pouco antes, Davis reconhecia a derrota e saudava a vitória de Schwarzenegger.
"Hoje, a Califórnia deu-me o maior presente de todos os que já recebi: deu-me a vossa confiança", afirmou Schwarzenegger perante uma multidão de apoiantes.
"Cheguei aqui com absolutamente nada e a Califórnia deu-me absolutamente tudo", afirmou o actor.
Depois de agradecer à sua mulher, à sua família política e a toda a sua equipa eleitoral, comprometeu-se a criar na Califórnia uma atmosfera de trabalho, negócios e educação e a "governar para o povo". O actor disse ainda que quer fazer "grandes coisas no maior estado do maior país do mundo" (a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA).
Schwarzenegger é o segundo actor a tornar-se governador da Califórnia depois de Ronald Reagan, eleito para essas funções em 1967, antes de chegar à Casa Branca em 1980. No entanto, a Presidência dos EUA é algo a que Arnold não poderá aceder, já que segundo a Constituição norte-americana, os candidatos têm de ser cidadãos nascidos no país.