Resgatado corpo de uma das nove vítimas de acidente aéreo na Madeira (actualização)

Foto
O aparelho tinha deixado o Funchal em direcção a Málaga DR

O avião particular tinha deixado ontem à noite o Funchal em direcção a Málaga, com nove pessoas a bordo.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O avião particular tinha deixado ontem à noite o Funchal em direcção a Málaga, com nove pessoas a bordo.

Inicialmente foi anunciado que outros dois corpos tinham sido igualmente resgatados, mas essa informação não chegou a ser confirmada.

A bordo da aeronave seguiam nove pessoas, oito de nacionalidade espanhola, entre as quais três crianças, e o piloto, natural do Reino Unido.

O avião descolou às 21h53 do Aeroporto Internacional da Madeira numa noite calma e de lua cheia, mas sete minutos depois a torre de controlo perdeu o contacto com o bi-motor, verificando mais tarde que a aeronave se despenhou no mar.

Trata-se de um bi-motor Beechcraft 200, de matrícula norte-americana, com o número de série N600BV.

Às 02h00 de hoje a lancha do aeroporto avistou e recolheu alguns destroços do avião.

Uma hora depois chegava ao clube náutico Quinta do Lorde uma embarcação do Sanas - corpo de salvação de náufragos - com várias peças da fuselagem do avião, designadamente estofos, e roupas.

O cadáver recolhido no mar e os destroços do avião foram encontrados junto do ilhéu dos Garajós.

As condições de mar, com ondas de dois metros, e a forte rebentação não ajudaram as pesquisas.

O Serviço Regional de Protecção Civil, o Destacamento Aéreo da Madeira, o Sanas, os meios marítimos do aeroporto, a PSP, a Policia Judiciária e a Polícia Marítima estão a acompanhar a situação.