Iraque: Ferro considera candidatura de Lamego uma "opção profissional"

Foto
Durão Barroso (à dir.) e Ferro Rodrigues aceitam a candidatura de José Lamego na administração civil do Iraque Paulo Ricca/PÚBLICO

Em entrevista à TSF, Ferro Rodrigues garantiu não estar contra a candidatura de Lamego por considerar que é uma "opção de carácter profissional" e "não é uma opção política".

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em entrevista à TSF, Ferro Rodrigues garantiu não estar contra a candidatura de Lamego por considerar que é uma "opção de carácter profissional" e "não é uma opção política".

O PS demonstrou a sua oposição ao envio de José Lamego para fazer parte da administração do Iraque neste período de transição, mas hoje Ferro Rodrigues considerou que não existe contradição com posições anteriormente assumidas.

Os socialistas entendem que não existe contradição de posições se "as Nações Unidas e a União Europeia estiverem envolvidas de uma forma activa na reconstrução do Iraque e as nomeações não sejam determinadas pelo poder ocupante, nomeadamente pelo poder norte-americano".

O secretário-geral do PS acrescentou que "o papel de alguém na reconstrução do Iraque também é consequente com posições anteriores ou inconsequente conforme o envolvimento que haja da ONU e da UE".

Hoje, o primeiro-ministro, Durão Barroso, disse que ainda não foi tomada uma decisão sobre a participação portuguesa na administração civil do Iraque, mas confirmou que o Governo apoia várias personalidades, entre as quais o socialista José Lamego.

"Não há, neste momento, nenhuma decisão. Mas posso confirmar o apoio do Governo português a algumas personalidades, incluindo José Lamego, para a administração do Iraque", disse Barroso em conferência de imprensa, após um encontro com o seu homólogo turco, Recep Tayyp Erdogan.