Professores universitários lançam nova gramática da língua portuguesa
Após o lançamento em Lisboa, o volume, com chancela da Editorial Caminho, será apresentado no dia 15 na Faculdade de Letras do Porto pelo docente da Universidade Complutense de Madrid Ignacio Bosque, o outro autor da gramática espanhola.
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Após o lançamento em Lisboa, o volume, com chancela da Editorial Caminho, será apresentado no dia 15 na Faculdade de Letras do Porto pelo docente da Universidade Complutense de Madrid Ignacio Bosque, o outro autor da gramática espanhola.
O novo título é assinado por Maria Helena Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria, contando ainda com colaborações de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Mariana Vigário e Alina Villalba.
A Gramática da Língua Portuguesa, publicada pela primeira vez em 1983, foi objecto de uma actualização seis anos depois, em 1989, sofrendo agora - após mais quatro anos de investigação - uma segunda renovação.
Segundo Maria Helena Mateus, "esta não é uma gramática comum, normativa, mas descritiva e explicativa do funcionamento da língua portuguesa, tendo sido elaborada para quem desejar entender as estruturas linguísticas".
Esta edição assenta em três pilares fundamentais: legibilidade do texto por um público mais alargado, extensão da cobertura linguística e ênfase na descrição de factos gramaticais, sendo contempladas algumas variedades geográficas ou sociais do português.
De acordo com Maria Helena Mateus, "esta gramática também valoriza aspectos orais e tenta enquadrar todas as estruturas da língua portuguesa [as palavras, os sons, as frases] em princípios linguísticos".
Acreditando que o ensino pode mudar o uso que se faz da língua portuguesa, a docente acrescentou que esta actualização do livro "dá atenção a alguns erros modernos, que se tornaram populares e muito difundidos".
A obra tem como público-alvo especialistas em linguística, professores e estudantes e pretende ser uma ferramenta de trabalho para o ensino e aprendizagem do português dentro e fora do país, tanto ao nível do ensino superior como do básico e do secundário.