Daniel Blaufuks expõe "Collected Short Stories" na Gulbenkian

"Collected Short Stories" é constituída por 20 fotografias e um vídeo e constitui o desenvolvimento natural do trabalho que o fotógrafo tem vindo a desenvolver. Sugerir uma história com duas imagens é a proposta de Blaufuks ao optar pela utilização do modelo mais curto da sugestão sequencial.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

"Collected Short Stories" é constituída por 20 fotografias e um vídeo e constitui o desenvolvimento natural do trabalho que o fotógrafo tem vindo a desenvolver. Sugerir uma história com duas imagens é a proposta de Blaufuks ao optar pela utilização do modelo mais curto da sugestão sequencial.

Segundo a nota de imprensa, nestas pequenas histórias "o seu âmbito potencial é dado pela relação que se estabelece entre a primeira e a segunda imagem a partir de: espaço e personagem, interior e exterior na cidade, tecido e corpo, escuro e iluminação artificial".

"The end of something", "A sense of reality", "In another country" e "One Day" são alguns dos títulos das fotografias, que, segundo o autor, funcionam como legendas das próprias. Em vez de uma interpretação explícita, Blaufuks prefere remeter o público para um quadro de infinitas possibilidades, sendo que a primeira imagem, feita pelo fotógrafo, não é mais do que um convite a quem a observa para outras imagens, histórias ou emoções.

Daniel Blaufuks tem por suporte privilegiado a fotografia, a cuja apresentação acrescenta por vezes a especificidade de uma instalação, de um filme ou de um livro de artista em que escreve como um diário, organiza registos fotográficos e em certos casos estabelece uma relação com a literatura.

No seu currículo constam já inúmeras exposições, individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, várias curtas-metragens, documentários e livros, bem como a concepção fotográfica dos trabalhos musicais dos Madredeus, Mão Morta e Camané.