Vinte projectos cinematográficos recebem mais de 2,7 milhões de euros do ICAM
De acordo com os resultados dos concursos anunciados hoje, o ICAM revela que foram seleccionados quatro projectos de filmes entre 22 admitidos ao 1º Concurso de Apoio Financeiro Selectivo à Produção de Longas Metragens de Ficção 2002.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
De acordo com os resultados dos concursos anunciados hoje, o ICAM revela que foram seleccionados quatro projectos de filmes entre 22 admitidos ao 1º Concurso de Apoio Financeiro Selectivo à Produção de Longas Metragens de Ficção 2002.
No total, este concurso irá disponibilizar 2594 milhões de euros, cabendo a cada projecto 648.500 euros.
Os projectos distinguidos foram "Adriana" (1º lugar), da realizadora Margarida Gil (produtora Take 2000), "Vanitas" (2º), de Paulo Rocha (Suma Filmes), "O Mistério da Estrada de Sintra" (3º), de Jorge Paixão da Costa (Animatógrafo II), e "Pele" (4º), de Fernando Vendrell (David & Golias).
Neste concurso, fizeram parte do júri, presidido por Maria Alzira Seixo, Henrique Espírito Santo, João Mesquita, Joaquim Vieira e Laurinda Alves.
No âmbito do Concurso de apoio Financeiro Selectivo à Escrita de Argumentos Cinematográficos 2002 (para longas metragens de ficção), foram seleccionados dez entre 83 projectos admitidos. Os seleccionados receberão individualmente 15 mil euros, num total de 150 mil euros.
Os projectos distinguidos foram "A Cama do Gato" (1º lugar), projecto da Ambar Filmes, "O Fim"(2º), da Artistas Unidos, "Casuar" (3º), da MGN Filmes, "O Diário de Link" (4º), da Fado Filmes, "O Portador" (5º), de Ana Maria Carvalho, "Requiem para Dom Quixote"(6º), de Pedro Bandeira Freire, "A Sede" (7º), de Paulo Filipe Monteiro, "Fado Triste" (8º), da Take 2000, ex-aequo com "Ao Largo da Esperança", de Pedro Strech/José Nascimento, e "O Comboio do Sal e do Açúcar" (10º).
Presidido por Miguel Lobo Antunes, o júri incluiu ainda Inês Pedrosa e Francisco Moita Flores.
Quanto ao Concurso de Apoio Financeiro Selectivo ao Desenvolvimento de Projectos de Animação 2002, serão apoiados seis de 17 projectos, com 6250 euros cada, num total de 37.500 euros. São eles "O Guarda Livros" (1º), de Irina Calado, "As Três Pedras Mágicas" (2º), de Animamostra, "As Mãos" (3º), de António Campelo, ex-aequo com "O Abismo dos Espantados", de Filmes da Rua, "53 Cartas" (5º), de Igor Simões, e "Draculinha o Vampiro" (6º), de Abre-te Sésamo.
O júri, presidido por José de Matos-Cruz, foi composto por Margarida Vitória Pereira e Manuela Lima.