Busca de música digital na Internet continua a crescer
De acordo com a análise, cerca de um quarto da população activa de cibernautas - o que corresponde a 32 milhões de utilizadores - visita diariamente sites de música digital.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
De acordo com a análise, cerca de um quarto da população activa de cibernautas - o que corresponde a 32 milhões de utilizadores - visita diariamente sites de música digital.
Por exemplo, o programa "peer-to-peer" KaZaA é utilizado todos os meses por cerca de 8,4 milhões de utilizadores, representando um crescimento de 148 por cento desde o início do ano.
Um crescimento também foi verificado nos serviços de subscrição, como o caso do Pressplay.com, "joint-venture" entre a Sony e a Vivendi, que registou 640 mil utilizadores no mês de Agosto, um número superior ao total de utilizadores que visitaram o site nos primeiros três meses deste ano.
Em relação aos serviços de subscrição, Carolyn Clark, analista da Netratings, afirmou que estão lentamente a conseguir atrair mais atenção dos utilizadores, mas ainda há que fazer mais para convencer os utilizadores a mudarem para os serviços pagos.