Concorde tem pneus novos e mais seguros

Foto
A queda do concorde da Air France valeu-lhe a retirada do certificado de voo Matt Campbell/AFP

Os novos pneus que vão equipar os trens de aterragem do concorde foram hoje apresentados pela Michelin, em Paris, e segundo o fabricante estão concebidos para resistir mais aos choques.As investigações em torno das razões do acidente indicam que foi o rebentamento de um pneu, furado por uma peça de metal que estava na pista - caída de um aparelho que tinha acabado de levantar voo -, que desencadeou uma reação em cadeia que levou à explosão do concorde.
Os novos pneus também são feitos de um material que se desfaz em pedaços minúsculos se rebentar, o que o torna mais inofensivo no caso de explosão. Os pneus já foram testados no concorde da Air France. Além dos pneus, o concorde terá revestimento de Kevlar - o material utilizado para fazer coletes à prova de bala - no interior dos depósitos de combustível, o que os torna mais resistentes.
Tudo indica que as alteraçõs obrigatórias para que o avião civil mais rápido do mundo volte a voar estejam terminadas no Outuno.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os novos pneus que vão equipar os trens de aterragem do concorde foram hoje apresentados pela Michelin, em Paris, e segundo o fabricante estão concebidos para resistir mais aos choques.As investigações em torno das razões do acidente indicam que foi o rebentamento de um pneu, furado por uma peça de metal que estava na pista - caída de um aparelho que tinha acabado de levantar voo -, que desencadeou uma reação em cadeia que levou à explosão do concorde.
Os novos pneus também são feitos de um material que se desfaz em pedaços minúsculos se rebentar, o que o torna mais inofensivo no caso de explosão. Os pneus já foram testados no concorde da Air France. Além dos pneus, o concorde terá revestimento de Kevlar - o material utilizado para fazer coletes à prova de bala - no interior dos depósitos de combustível, o que os torna mais resistentes.
Tudo indica que as alteraçõs obrigatórias para que o avião civil mais rápido do mundo volte a voar estejam terminadas no Outuno.

Concorde

  • Criação: O Concorde foi desenvolvido em parceria por ingleses e franceses. É o único capaz de superar a barreira da velocidade do som. O primeiro voo destes avi›es foi realizado em Janeiro de 1976.


  • Aparelhos em actividade: Existem no mundo 13 unidades, sete da companhia British Airways e seis da Air France.


  • Preço da viagem Paris-Nova Iorque: Nove mil dólares (9649 euros/1900 contos).


  • Tempo de viagem: 03h30 (metade do tempo de um avião normal).


  • Capacidade: Cem passageiros e nove funcionários.


  • Equipa de pilotagem: Dois pilotos e um engenheiro de sistemas.


  • Equipa de cabine: Seis pessoas.


  • Equipamento: Quatro reactores Rolls Royce/SNECMA Olympus 593.


  • Alcance (pode percorrer distâncias até): Seis mil quilómetros


  • Velocidade de descolagem: 402 quilómetros por hora.


  • Velocidade de cruzeiro: 2200 quilómetros por hora.


  • Velocidade de aterragem: 300 quilómetros por hora.


  • Envergadura: 25, 29 metros.


  • Comprimento: 61, 87 metros.


  • Altura: 11,27 metros.


  • Recordes: De velocidade para aviões comerciais de passageiros. Em 1992 deu a volta ao mundo de Este para Oeste em 32 horas, 49 minutos e três segundos. Três anos depois voou de Oeste para Este em 31 horas, 27 minutos e 49 segundos.


  • Fontes: AP, CNN e El Mundo