Detido homem que terá violado jovem e agredido sexualmente outras mulheres em Guimarães

Na semana passada foi violada uma jovem de 21 anos no centro de Guimarães. Suspeito tem 33 anos e antecedentes pela prática de crimes violentos. Violações cresceram 31% o ano passado face a 2021.

Foto
Judiciária conseguiu identificar o suspeito da violação e associá-lo a casos semelhantes. em Guimarães. Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
02:36

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de ter violado uma jovem de 21 anos e de ter agredido sexualmente várias outras mulheres, em Guimarães, anunciou esta terça-feira aquele órgão em comunicado.

Segundo o PÚBLICO apurou, os crimes sexuais que o homem terá praticado apresentam diferentes níveis de gravidade, tendo ocorrido cópula apenas uma vez. A esmagadora maioria das vítimas são adolescentes ou jovens adultas. Há, no entanto, um caso em que a visada foi uma mulher sexagenária, mas que a Judiciária ainda está a investigar a eventual associação a este suspeito.

A PJ especifica que, na terça-feira da semana passada, o homem abordou um casal de namorados no centro da cidade de Guimarães. "O suspeito, após efectuar várias passagens de carro pela zona, acabaria por apear-se e abordar os jovens, que interpelou de forma provocatória", descreve a nota.

De seguida, conta a Judiciária, o suspeito usou uma faca para ameaçar o rapaz, que acabou por se afastar do local. Foi nessa altura que o alegado agressor, com antecedentes pela prática de crimes violentos, imobilizou a jovem com a ameaça da faca, encaminhando-a para um local mais escondido, onde, "com recurso à força e agressão física", acabou por a violar.

A investigação, levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ,​ permitiu identificar o suspeito, que foi abordado esta segunda-feira e alvo de buscas que permitiram recolher elementos de prova que desencadearam a sua detenção. Trata-se de um homem social e profissionalmente inserido, que já cumpriu pena de prisão por crimes sexuais. Residia no concelho de Guimarães, cidade onde ocorreram todas as agressões actualmente em investigação.

"Destas mesmas diligências foi possível recolher outros elementos de prova e associar este indivíduo a uma série de casos semelhantes que vinham ocorrendo em vários locais da zona de Guimarães", escreve a Judiciária, que esta quarta-feira de manhã dará uma conferência de imprensa com mais detalhes sobre este caso.

O suspeito será presente esta quarta-feira a um juiz de instrução no Tribunal de Guimarães para interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coacção.

O crime de violação aumentou 30,7% o ano passado relativamente ao ano anterior, tendo em 2022 sido registadas 519 queixas, o número mais alto da última década. No último Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado em Março passado, destacava-se que na maior parte dos casos o agressor e a vítima conheciam-se. Apenas em 36% dos inquéritos investigados não existia qualquer relação entre ambos. Cerca de metade dos arguidos por este tipo de crime (50,6%) têm entre 16 e 30 anos.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários