Neymar, o melhor da final e da Taça das Confederações

Jogador brasileiro distinguido como o melhor da prova.

Foto
Neymar com a Bola de Ouro Marcos Brindicci/Reuters

Neymar, que recebeu a Bola de Ouro na tribuna do Estádio Macaranã, no Rio de Janeiro, marcou o segundo dos três golos com que o Brasil venceu a Espanha (3-0) na final.

A Bola de Prata, prémio para o segundo melhor jogador do torneio, foi entregue ao espanhol Andrés Iniesta, enquanto o trinco brasileiro Paulinho foi galardoado com a Bola de Bronze.

No que respeita aos golos, a Bota de Ouro foi para o espanhol Fernando Torres, que marcou os mesmos cinco golos  do brasileiro Fred, que “bisou” na final e arrecadou a Bota de Prata. Por seu lado, Neymar conquistou a Bota de Bronze, com quatro golos.

O brasileiro Júlio César, que não sofreu qualquer golo na final (Sérgio Ramos falhou uma grande penalidade) e nas meias-finais (2-1 ao Uruguai) defendeu um penálti de Diego Forlan com 0-0, foi eleito o melhor guarda-redes, recebendo a Luva de Ouro.

Mesmo tendo sofrido o primeiro desaire após 29 jogos de invencibilidade (durava desde o 0-1 com a Suíça a abrir o Mundial de 2010), a Espanha recebeu o prémio “fair play”, isto apesar da expulsão de Piqué na final, aos 68 minutos.

O Brasil venceu pela quarta vez e terceira consecutiva a Taça das Confederações, ao derrotar no domingo a Espanha por 3-0, graças a dois golos de Fred (2 e 47 minutos) e um de Neymar (44).