Nancy Pelosi internada após acidente no Luxemburgo

Porta-voz da congressista democrata não adiantou pormenores sobre de que “lesão” se trata, dizendo apenas que Pelosi espera voltar aos Estados Unidos “em breve”.

Foto
Nancy Pelosi, de 84 anos, participava numa visita oficial ao Luxemburgo Kevin Wurm / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:45

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A antiga presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi transferida para um hospital no Luxemburgo esta sexta-feira, 13 de Dezembro, depois de ter sofrido "uma lesão", adiantou o seu porta-voz, Ian Krager.

Nancy Pelosi, de 84 anos, viajou até ao Luxemburgo, acompanhada por uma delegação bipartidária do Congresso norte-americano, onde participaria na cerimónia do 80.º aniversário da Batalha das Ardenas.

"A presidente emérita sofreu uma lesão no decurso de um compromisso oficial e foi internada no hospital para avaliação", explicou Ian Krager em comunicado. "Está agora a receber um excelente acompanhamento por parte dos médicos e profissionais de saúde."

O porta-voz adiantou ainda que Pelosi "continua a trabalhar" a partir do hospital, mas não deu detalhes sobre de que "lesão" se trata nem sobre o contexto em que aconteceu. "Ela espera poder regressar em breve aos Estados Unidos."

A democrata foi a segunda congressista com mais de 80 anos a ter um acidente esta semana. Na passada terça-feira, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, de 82 anos, caiu no Capitólio e torceu o pulso.

Tal como Pelosi, McConnell não se recandidatou à liderança do seu partido no Congresso e abandonará o cargo em Janeiro, aquando da tomada de posse da nova administração.

Após vários anos na liderança da bancada democrata, Pelosi foi a primeira mulher eleita presidente da Câmara dos Representantes (o terceiro cargo na hierarquia dos EUA, a seguir ao Presidente e ao vice-presidente).

Durante a campanha para as eleições presidenciais deste ano, a congressista, que se destaca como uma das figuras mais influentes do Partido Democrata, foi uma das impulsionadoras da candidatura de Kamala Harris, ao opor-se publicamente à continuação de Joe Biden na corrida à Casa Branca.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários