Descobrir a cultura e a ciência, sentado no sofá? Aqui é possível
A cultura é um motor fundamental para qualquer sociedade. Inspira, entretém e pode mesmo mudar mentalidades. E se fosse possível aceder-lhe no conforto de sua casa?
Já imaginou ter acesso ao conteúdo de que mais gosta num só lugar, onde quer que esteja? Hoje em dia, grande parte da nossa vida é passada online. Quanto maior for a portabilidade, maior é a facilidade de levarmos os temas de que mais gostamos connosco para todo o lado e aceder-lhes a qualquer altura. É precisamente a pensar nessa “reunião” perfeita e portátil que a Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, acaba de ser apresentado em Portugal a plataforma online, gratuita, especializada em cultura e ciência, a CaixaForum+.
Lançada no final de 2022, em Espanha, esta plataforma surge com o propósito de preencher uma lacuna na oferta audiovisual de não-ficção. Tem como missão tornar-se na plataforma de referência no mundo cultural e na divulgação científica, na Península Ibérica. Objectivo esse que fica agora concluído com a chegada a Portugal. Aqui, os subscritores poderão encontrar mais de 500 conteúdos, como séries, documentários, concertos e óperas, sobre arte, cinema, música, teatro, literatura, pensamento, história, arquitectura, design, ciências da vida e ciências físicas. Tudo isto à distância de um simples click.
Rigor, acessibilidade, divulgação, singularidade e universalidade são os princípios basilares através dos quais a Fundação ”la Caixa” tem definido a sua actividade cultural. São também eles que, agora, cimentam esta nova plataforma onde o denominador comum de todo o catálogo é a qualidade. Seja para o utilizador que procura conteúdos mais especializados ou para aquele que se interessa por diversas disciplinas, a variedade da oferta será útil para todos os gostos. No fundo, o objectivo primordial passa por entregar estes conteúdos a qualquer pessoa que se interesse por cultura e/ou ciência, dando-lhe a oportunidade de ampliar o seu conhecimento, independentemente do lugar onde se encontra.
Importa referir que esta é uma plataforma multidispositivo. Ou seja, o seu conteúdo pode ser visualizado no telemóvel ou tablet, através da aplicação disponível na App Store (iOS) ou no Google Play (Android); Smart TV, com as aplicações nativas ou através de AirPlay ou Chromecast; ou num web browser. Chega agora a Portugal com uma versão totalmente em português, tanto no website como nas aplicações, com os conteúdos legendados no mesmo idioma. Estes dividem-se em três tipos: Originais CaixaForum+, produções próprias e exclusivas da plataforma e, ainda, um catálogo de produções em colaboração com as principais instituições culturais do país.
O Museu Nacional do Prado, o Guggenheim Bilbao, o British Museum, o Teatro Real e o Festival In-Edit são algumas das instituições que já colaboram com o projecto e cujo conteúdo estará, pela primeira vez, disponível de forma online em Portugal. Com este lançamento, juntam-se à lista instituições culturais de renome como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação de Serralves, a Casa da Arquitectura, a Casa da Música Porto e o Museu Nacional de Arte Antiga, com conteúdos a serem disponibilizados durante os próximos meses. Além disso, a CaixaForum+ Portugal também colaborará com festivais consagrados no país, na área do cinema documental como o Doclisboa, o Porto/Post/Doc: Film & Media Festival e outros festivais como o FIMM - Festival Internacional de Música de Marvão. Estas colaborações vêm reforçar um duplo objectivo que faz parte da gene da plataforma: ser um agregador único de conteúdos culturais e, ainda - fruto do apoio da Fundação “la Caixa” -, fomentar a co-produção de novos projectos.
Seja amante de arte ou aficionado por Ciência, na CaixaForum+ poderá cruzar-se com nomes como Joan Miró, Tamara de Lempicka, Georgia O'Keefee, Marina Abramovic e Mark Rothko; cientistas e pioneiros como Lynn Margulis, Jane Goodall e Hedy Lamarr; escritores como Paul Auster, Truman Capote e Tennessee Williams; e figuras-chave da música e das artes do espectáculo como Rudolf Nureyev e Leonard Bernstein. Se o que procura é experienciar a alegria de um concerto, mas em casa, saiba que poderá assistir aos concertos de Ennio Morricone, Chick Corea, Marin Alsop, Cecilia Bartoli, Gustavo Dudamel e Bobby McFerrin, mas não só!
Como vê, nem mesmo o “ter de sair de casa” é desculpa para não consumir conteúdos de qualidade e enriquecer-se a assistir àquilo de que mais gosta. No conforto do seu sofá, será possível sentir-se um verdadeiro artista! Veja tudo, aqui.