Música
Bruno Chaveiro gravou Canção de embalar como símbolo de resistência e liberdade
Foi em 2019 que a guitarrista Bruno Chaveiro lançou o primeiro álbum a solo, #Desatino, com o qual percorreu diversos palcos (CCB, Museu do Fado, Santa Casa Alfama, etc.). Passados dois anos, em Outubro de 2021, lançou Incerteza, single onde se aventurou com cantor. Agora, volta aos instrumentais sem descurar o canto, gravando, com a sua guitarra portuguesa, um conhecido tema de José Afonso, Canção de embalar. O videoclipe é realizado por Susana Chaveiro (que também assegura a tradução em Língua Gestual Portuguesa) e na gravação, além de Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa e voz, num coro com Eduardo Espinho, Luís Aleixo e Francisco Pestana) participaram Ivo Costa (bateria), Hugo Ganhão (baixo) e Paulo Loureiro (piano).
No texto que acompanha o lançamento do single e videoclipe, escreve Bruno Chaveiro: “Gravei a Canção de embalar de Zeca Afonso no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, como uma forma de homenagear não só a sua obra, mas também a importância histórica deste momento. A música de Zeca Afonso sempre foi um símbolo de resistência, liberdade e esperança, valores que marcaram a Revolução dos Cravos. Ao escolher esta canção, que combina a ternura de uma melodia de embalar com a profundidade do seu conteúdo, pretendo lembrar que a luta por um futuro melhor também é feita de gestos de cuidado e amor.”
E conclui formulando um desejo: “Este ano, ao celebrarmos meio século de liberdade, é essencial recordar que as vitórias alcançadas no 25 de Abril devem ser mantidas e renovadas, com a mesma força e compromisso que os que nos antecederam demonstraram. A Canção de embalar é um canto de esperança que, com sua delicadeza, nos recorda que a liberdade também nasce nos pequenos gestos, nas palavras que nos unem e nos sonhos que nos impulsionam.”