Acidificação dos oceanos será a 7ª “fronteira planetária” a ser ultrapassada. São nove

Há quinze anos, definiram-se nove “fronteiras planetárias”, limites físicos que a humanidade não deve ultrapassar se quiser permanecer numa “zona segura”. São os sistemas de suporte de vida da Terra.

Grande Barreira de Coral, Cairns, Austrália. Um coral completamente branqueado no Recife Pixie Brett Monroe Garner/GettyImages

Com a crescente acidificação dos oceanos, o planeta prepara-se para cruzar "inevitavelmente" um novo limiar de alerta que contribui para afectar a estabilidade da Terra, a sua capacidade de resiliência e a sua habitabilidade, de acordo com um relatório do Instituto Potsdam para a investigação do impacto climático (PIK).

Há quinze anos, os cientistas definiram nove "fronteiras planetárias", limites físicos que a humanidade não deve ultrapassar se quiser permanecer numa "zona segura". Os sistemas de suporte de vida da Terra estão a enfrentar maiores riscos e incertezas do que nunca, com a maioria dos principais limites de segurança já ultrapassados em resultado das intervenções humanas em todo o planeta

Passámos seis de nove limites planetários e há pontos sem retorno. Uma investigação recente publicada no final de 2022 na Science identificou 16 pontos sem retorno que resultam das alterações climáticas, a partir dos quais os sistemas do planeta se vão alterar e haverá consequências para milhões de habitantes da Terra.

Sob o efeito das actividades humanas, seis destes "limites" já foram ultrapassados nos últimos anos e, segundo o novo relatório do Instituto Potsdam para a investigação do impacto climático (PIK) publicado na segunda-feira, um sétimo, a acidificação dos oceanos, está prestes a ocorrer "num futuro próximo".

Os seis limites amplamente ultrapassados dizem respeito às alterações climáticas, à desflorestação, à perda de biodiversidade, à quantidade de produtos químicos sintéticos (incluindo plásticos), à escassez de água doce e ao equilíbrio do ciclo do nitrogénio (insumos agrícolas, ou seja, produtos usados na agricultura).

A situação continua a deteriorar-se, alertaram na segunda-feira os autores do relatório "Exame de Saúde Planetária", uma avaliação da saúde do planeta que será agora actualizada todos os anos.

Acidificação inevitável

No que diz respeito à acidificação, esta está ligada à absorção de dióxido de carbono (CO2) pelos oceanos: enquanto as emissões deste gás com efeito de estufa continuam a aumentar, a água do mar vê o seu pH diminuir e torna-se prejudicial para muitos organismos (corais, conchas, plânctones, etc.) e, em última análise, toda a cadeia alimentar marinha, fenómeno que, por sua vez, também reduz a capacidade de absorção de CO2.

"Mesmo que as emissões sejam reduzidas rapidamente, algum nível de acidificação contínua pode ser inevitável devido ao CO2 já emitido e ao tempo de resposta do sistema oceânico", explicou Boris Sakschewski, um dos principais autores do relatório.

"Portanto, ultrapassar o "limite" de acidificação dos oceanos parece inevitável nos próximos anos", acrescentou este investigador do PIK.

Muito abaixo do limiar de alerta, apenas encontramos o estado da camada de ozono, que tem vindo a recuperar desde a proibição de substâncias nocivas em 1987. Esta recuperação deverá demorar mais algumas décadas, observou o relatório.

Por último, um nono elemento -- a concentração de partículas finas na atmosfera -- está próximo do limiar de alerta, mas apresenta sinais de melhoria graças às medidas tomadas em alguns países para melhorar a qualidade do ar.

Os investigadores alertaram, no entanto, para o risco de deterioração nos países em rápida industrialização. Quanto mais limites são ultrapassados, mais "aumenta o risco de minar permanentemente as funções de suporte de vida da Terra" e de ver desencadeados pontos de ruptura irreversíveis, referiram os investigadores.