PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Motivos das buscas ainda não foram revelados.
A Polícia Judiciária (PJ) está nesta sexta-feira a fazer buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). A notícia foi confirmada ao PÚBLICO por fonte oficial da Santa Casa, que não adiantou quais as razões que estarão na origem desta operação policial.
A notícia foi avançada pelo Expresso, que lembra ainda que João Pedro Correia, vice-provedor, demitiu-se do cargo há três semanas, alegadamente por divergências com o provedor Edmundo Martinho. João Pedro Correia era ainda administrador da empresa de jogos online e da empresa internacional de jogos detidas pela Santa Casa.
Também em Dezembro de 2016 a PJ tinha realizado buscas na SCML. Na altura estavam em causa contratos por ajuste directo que beneficiariam empresas de funcionários da própria Santa Casa. Em causa estavam factos susceptíveis de integrar a prática de crime de participação económica em negócio. Dois anos antes, o PÚBLICO revelou que a Santa Casa da Misericórdia tinha celebrado contratos na área da saúde que levantavam suspeitas e que levaram a um inquérito interno.
Na altura, as únicas firmas convidadas a apresentar propostas no âmbito dos ajustes directos integravam um grupo mais alargado de duas dezenas de sociedades pertencentes às mesmas pessoas, sendo que algumas não tinham qualquer actividade conhecida.