Unicef
As melhores fotografias do ano da Unicef
O ano de 2019 encerra "uma década mortífera" para as crianças e teve imagens marcantes que dão conta das lutas que enfrentam, um pouco por todo o mundo.
São crianças em campos de refugiados, em busca de comida, à procura de uma nova casa depois de fugirem das suas por causa das forças da natureza ou das forças do homem; mas também a sorrir, a brincar, a aprender, felizes. A Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, seleccionou um conjunto das fotografias "mais marcantes, surpreendentes e inspiradoras" deste ano, tiradas pelo mundo fora. A associação salvaguarda que esta é uma "mera fracção dos inúmeros momentos e problemas que deram forma a este ano pelos mais de 190 países e territórios em que a Unicef opera".
O ano de 2019 encerra "uma década mortífera": segundo os dados da organização, os ataques contra crianças aumentaram quase três vezes desde 2010 e, desde esse ano, foram registadas mais de 170 mil violações graves dos direitos das crianças, sobretudo naquelas que vivem em zonas de conflito.