Primeiro hiper Continente no Médio Oriente será em regime de franchising
Internacionalização da cadeia da Sonae será feita nos Emirados Árabes Unidos, com parceiro local. Primeira loja abre até 2017.
O acordo com o parceiro local, o Fathima Group of Companies, prevê a abertura do primeiro hipermercado até 2017. “O projecto de parceria contempla, numa primeira fase, a abertura de quatro lojas piloto para testar o conceito”, explicou ao PÚBLICO fonte oficial da Sonae, que é proprietária do PÚBLICO.
O franchising consiste numa parceria em que uma empresa dá a outra o direito de utilizar a sua marca e modelo de gestão, e explorar produtos e serviços mediante uma contrapartida financeira. Este é um modelo de negócio já testado em outras marcas da Sonae no retalho não alimentar, com destaque para a Zippy, também nos Emirados Árabes Unidos com um outro parceiro.
Este modelo de investimento, em formato de capital light, implica menores investimentos de entrada e redução de riscos em geografias menos conhecidas.
A Sonae, que continua a apostar fortemente na internacionalização dos seus negócios, tendo duplicado a presença em países fora de Portugal no último ano, já tem uma equipa nos Emirados Árabes Unidos a tratar da montagem primeiro franchising do Continente, que inclui a transferência de tecnologias e de vários fornecedores.
As localizações das quatro lojas piloto estão identificadas, mas ainda não totalmente decididas, adiantou a mesma fonte, que acrescentou que essa é uma das missões da equipa enviada para aquele país, com cerca de 9,5 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto per capita entre os mais elevados do mundo.
“A Sonae tem muita confiança nesta pareceria”, adiantou, destacando que o grupo Fathima tem negócios na distribuição e logística, aspectos importantes para este negócio, e na restauração.
A aposta nos Emirados Árabes Unidos é uma experiência que, se for bem-sucedida, poderá estender-se, a outros países do Médio Oriente, onde a Sonae já está presente com insígnias do grupo.
A internacionalização do Continente, através da abertura de lojas, é uma estreia, mas a cadeia de hipermercados já vende produtos de marca própria em dez países em lojas de outros distribuidores. Este tipo de comercialização, conhecida por wholesale, é outra das vertentes da estratégia de capital light em que a Sonae tem apostado, e abrange produtos da marca Continente, Continente Gourmet, É Continente, Área Viva, Contemporal, Kasa e note!.
A estreia na internacionalização do Continente deveria ter começado por Angola, onde o processo foi iniciado há vários anos, mas a parceria com a empresária angolana Isabel do Santos ainda não avançou e não há qualquer indicação de que se concretize.
No início do ano, o projecto foi abalado pela saída de dois altos quadros da Sonae que passaram a trabalhar directamente com Isabel dos Santos, levando o grupo a pedir explicações à empresária que, até ao momento, ainda não se pronunciou. deu qualquer explicação sobre o assunto.
Desde então, e isso mesmo voltou a ser reafirmado ao PÚBLICO por fonte oficial, a Sonae limita-se a dizer que “continua à espera de uma clarificação do parceiro” angolano. Quanto à relação entre a Sonae e Isabel do Santos na NOS, a empresa também reafirma que “está a correr bem”.
Nos últimos anos e já com forte impulso de Paulo Azevedo, chairman e co-presidente executivo, a Sonae tem apostado na internacionalização, estando presente em mais de 60 países. Já este ano, a Zippy (roupa infantil e artigos de puericultura) entrou no Equador e no Curdistão (Iraque), a Mo (moda) entrou na Arábia Saudita, e a Sport Zone (artigos de desporto) na Índia.
Com lojas próprias, a empresa está presente em 20 países fora de Portugal com a Worten, Sport Zone, Zippy e Mo. O total de espaços de venda no exterior totaliza 173 e o regime de franchising tem sido utilizado na Sport Zone, Zippy e MO, a que se junta agora o Continente.
Em regime de wholesale, a Sonae SR (empresa de retalho especializado) exporta para mais de 40 países artigos da Zippy, MO, marcas de desporto e electrónica e da Sonae MC.