Paulo Fonseca garante que o FC Porto está preparado para vencer o Benfica

O treinador dos portistas anunciou que Ricardo Quaresma vai iniciar a partida no banco de suplentes.

Foto
Paulo Fonseca perdeu dois preciosos pontos na luta pelo título Miguel Riopa/AFP (arquivo)

Paulo Fonseca mostrou confiança no trabalho desenvolvido ao pelo grupo de trabalho ao longo da semana e confessou que não há qualquer pressão adicional para esta deslocação à Luz. "A equipa tem vindo a crescer. Há indicadores que nos dão confiança para este jogo. A semana foi normal, foi a de preparação de mais um jogo. A resposta foi boa e se há momento que estamos preparados é este", frisou.

"São duas equipas que têm características e formas de diferentes de jogar, mas que se conhecem. O FC Porto praticamente não altera o seu sistema de jogar, enquanto o Benfica tem vindo a alterá-lo nestes jogos", referiu o técnico. Perante esta ideia, Paulo Fonseca disse não acreditar que os "encarnados" alinhem de início com pontas de lança. "Pelo que tem acontecido nos jogos que disputam com o FC Porto, e pelo que tem sido as indiciações recentes, parece-me que o Benfica não vai jogar com dois avançados", salientou.

Estratégias à parte, o técnico dos "dragões" vincou que o resultado deste jogo pode não ser preponderante para a definição da classificação final do campeonato, reconhecendo que quem vencer "ficará mais moralizado". "Os 'clássicos' são sempre jogos importante mas, em termos de classificação, não se vai decidir nada nesta fase. O que pode acontecer é moralizar a equipa que vencer", sublinhou

De fora da equipa inicial estará Ricardo Quaresma. "Achamos que, cada vez mais, o Ricardo Quaresma está preparado para dar o contributo à equipa e acreditamos que esse contributo pode ser importante", frisou Paulo Fonseca. O técnico "azul e branco" confirmou que Quaresma vai estrear-se na lista de convocados do FC Porto, depois de ter falhado a recepção ao Atlético, dos oitavos de final da Taça de Portugal, devido ao atraso na chegada do seu certificado internacional.

"Vamos esperar para ver o que vai surgir no jogo, para ver se o vamos utilizar. Naturalmente vai começar no banco", afirmou Paulo Fonseca, que confirmou ainda que Carlos Eduardo, que cumpriu frente ao Atlético um jogo de castigo, vai regressar ao "onze".

O técnico separou a homenagem a Eusébio do que vai ocorrer, depois, nos 90 minutos de jogo. "São duas coisas distintas. Percebemos que o Eusébio era um símbolo de 'fair play' e não era símbolo de rivalidade. Percebemos e vamos respeitar este momento de homenagem a esta grande figura. Mas outra coisa são os 90 minutos e vamos provar que estamos preparados para vencer na Luz", frisou.

Benfica e FC Porto, que repartem a liderança da I Liga com o Sporting, com 33 pontos, após 14 jogos, defrontam-se no domingo, a partir das 16h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em encontro da 15.ª jornada da competição, que vai ser arbitrado pelo portuense Artur Soares Dias.