Campinas servirá de base à selecção nacional durante o Mundial 2014
Após visitas a 27 locais, FPF escolheu a cidade no estado de São Paulo. Localização reduz “ao mínimo” as viagens por via terrestre.
“Uma das características que pesaram na decisão foi a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos [a cerca de 10km], que permite reduzir ao mínimo as deslocações por via terrestre”, pode ler-se no comunicado da FPF. A mais longa das três viagens que Portugal terá de fazer durante a fase de grupos não chegará às quatro horas: a selecção joga com a Alemanha em Salvador (duas horas de viagem), com os EUA em Manaus (3h45m) e com o Gana em Brasília (1h15m).
A comitiva portuguesa ficará alojada no Hotel The Palms – que, segundo o portal Globoesporte, pertence ao português Armindo Dias, empresário de 82 anos radicado na cidade. A equipa orientada por Paulo Bento trabalhará no Centro de Treinos da Associação Atlética Ponte Preta e no Estádio Moisés Lucarelli, sendo que este recinto precisará de uma “reformulação quase completa”. De acordo com o Globoesporte, a quantidade de prédios em torno do estádio não agradou à FPF, por tirar privacidade aos treinos da equipa nacional, tendo sido solicitada a instalação de uma cobertura.
“Foi tida ainda em conta a vertente financeira deste estágio, tendo-se conseguido obter condições especiais que garantem o financiamento total deste investimento com as verbas atribuídas pela FIFA a cada selecção participante no Campeonato do Mundo”, prossegue ainda a FPF. A FIFA entregará um milhão de euros a cada uma das 32 equipas finalistas do Mundial 2014, a título de “contribuição para a preparação”.
O estado de São Paulo deverá acolher a maioria das selecções finalistas do Campeonato do Mundo do próximo ano. No entanto, escreve o Globoesporte, haverá apenas mais uma selecção, a da Nigéria, a negociar a estadia em Campinas.
Conhecida como “princesa do oeste”, Campinas é cidade desde 1842. Com pouco mais de um milhão de habitantes, a localidade é “das que mais gera empregos” no Brasil, pode ler-se no site oficial da Prefeitura de Campinas. A Região Metropolitana de Campinas é o terceiro maior centro industrial do Brasil (atrás das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro).