Anderlecht empatou PSG, enquanto Bayern e Manchester City avançam para os “oitavos”
Cristiano Ronaldo fez um golo e uma assistência no empate (2-2) do Real Madrid em Turim.
Com várias mudanças na equipa titular (a 16.ª diferente apresentada por Carlo Ancelotti em 16 jogos oficiais), o Real Madrid perdia em Turim ao intervalo. E até pode agradecer a Iker Casillas ser só por 1-0: o internacional espanhol adiou o golo da Juventus com duas grandes defesas (17’ e 28’). Mas Arturo Vidal, de penálti, adiantou os italianos no marcador, aos 42’.
Os merengues reagiram bem no segundo tempo: primeiro, Cristiano Ronaldo apontou o seu oitavo golo nesta fase de grupos, após passe de Benzema; depois, o internacional português ofereceu a Gareth Bale a oportunidade para o 2-1. O galês rematou à entrada da área, sem hipóteses para Buffon. Mas a Juventus não baixou os braços: Llorente fugiu a Varane e, de cabeça, fez o 2-2. Seis pontos separam o líder Real Madrid do segundo classificado, o Galatasaray – que, com Bruma (jogou os 90’), foi derrotado na visita a Copenhaga.
O Paris Saint-Germain, que também podia garantir os oitavos-de-final, sentiu dificuldades frente ao Anderlecht. E, após uma primeira parte sem golos, os belgas até estiveram a ganhar: Demy de Zeeuw apontou o primeiro golo do Anderlecht na fase de grupos da Liga dos Campeões 2013-14. Mas a equipa de Laurent Blanc reagiu imediatamente, graças ao inevitável Zlatan Ibrahimovic – que até estava em dúvida para a partida. Com alguma sorte à mistura, o avançado sueco fez o 1-1 – o primeiro remate sofreu um desvio no guarda-redes e embateu no poste, mas na recarga Ibrahimovic só teve de encostar. O sueco igualou, assim, o recorde de sete golos ao serviço do PSG numa só edição da Liga dos Campeões, que pertencia a George Weah (1994-95).
As duas vagas para os oitavos-de-final que já estão atribuídas são as do Grupo D. E os contemplados são Bayern Munique e Manchester City. A equipa de Pep Guardiola lidera a classificação, com 12 pontos – foi à República Checa bater o Viktoria Plzen com um golo solitário de Mandzukic. Já o Manchester City, de Manuel Pellegrini, cilindrou o CSKA Moscovo (5-2), apresentando-se com um “onze” formado integralmente por jogadores estrangeiros – algo inédito para os citizens na Champions. Um argentino e um espanhol foram as estrelas mais brilhantes do City: Sergio Agüero fez os dois primeiros golos, aos quais Álvaro Negredo acrescentou um hat-trick. Pelos russos, Doumbia “bisou”.
O Grupo A leva o prémio de mais entediante da noite: zero golos no Shakhtar Donetsk-Bayer Leverkusen e Real Sociedad-Manchester United.
Resultados e classificações
Grupo A
Shakhtar Donetsk-Bayer Leverkusen, 0-0
Real Sociedad-Manchester United, 0-0
1.º Manchester United, 4 jogos/8 pontos
2.º Bayer Leverkusen, 4/7
3.º Shakhtar Donetsk, 4/5
4.º Real Sociedad, 4/1
Grupo B
Juventus-Real Madrid, 2-2
Copenhaga-Galatasaray, 1-0
1.º Real Madrid, 4 jogos/10 pontos
2.º Galatasaray, 4/4
3.º Copenhaga, 4/4
4.º Juventus, 4/3
Grupo C
Paris Saint-Germain-Anderlecht, 1-1
Olympiacos-Benfica, 1-0
1.º Paris Saint-Germain, 4 jogos/10 pontos
2.º Olympiacos, 4/7
3.º Benfica, 4/4
4.º Anderlecht, 4/1
Grupo D
Manchester City-CSKA Moscovo, 5-2
Viktoria Plzen-Bayern Munique, 0-1
1.º Bayern Munique, 4 jogos/12 pontos
2.º Manchester City, 4/9
3.º CSKA Moscovo, 4/3
4.º Viktoria Plzen, 4/1