Aos 50 anos, os martelos do S. João do Porto voltam à forma original
A empresa familiar Estrela do Paraíso vai relançar o produto no seu formato original, numa parceria com a empresa municipal PortoLazer.
Para comemorar os 50 anos de existência, a empresa familiar Estrela do Paraíso vai relançar o produto no seu formato original, numa parceria com a empresa municipal PortoLazer. O neto do fundador e actual proprietário da empresa, Manuel Marinho, lançou o desafio e a Câmara do Porto aceitou.
O número de réplicas de martelos a produzir ainda não foi revelado, mas será uma edição limitada, cujo objectivo principal é a promoção turística do evento e da cidade. Os martelinhos originais vão custar 2 euros e poderão ser comprados nos postos de Turismo do Porto, a partir de Junho.
A inspiração para o martelinho original surgiu de um saleiro-pimenteiro que Manuel António Boaventura vira num restaurante no estrangeiro. Contudo, nos primeiros tempos, o martelo não teve grande sucesso, e poucos eram vendidos.
Os estudantes deram um empurrão na promoção do brinquedo, depois de o terem levado para a rua numa noite de S. João. Um mês antes tinham-no utilizado no cortejo e na Queima das Fitas, por causa do barulho característico que o objecto permitia fazer. Ao longo dos anos as preferências clubísticas, os regionalismos e a concorrência contribuíram para o aparecimento de "novos" martelos – com outras cores, com outros tamanhos e com outras formas.
O relançamento comemorativo do primeiro martelinho de S. João está integrado na programação da Festa de S. João que tem início a 30 de Maio, com a segunda edição do festival Optimus Primavera Sound, e que terminará a 30 de Junho, com a realização do Circuito da Boavista. Durante o mês do Junho vão decorrer ainda a 10.ª edição do Serralves em Festa, de 7 a 9; o espectáculo de encerramento do FITEI – integrado no Ano do Brasil em Portugal -, com a peça Sua Incelença, Ricardo III, a 9 e 10, na Praça D. João I; e ainda a prova de atletismo Corrida de São João do Porto no dia 16, organizada em parceria com a Runporto.