Nelson Mandela saiu do hospital e vai recuperar em casa
Líder histórico esteve internado durante nove dias mas já pôde regressar à sua residência, em Joanesburgo.
O histórico líder da luta anti-apartheid pôde regressar a casa depois de uma “melhoria constante e gradual do seu estado” de saúde, indica o comunicado citado pela AFP. O presidente Jacob Zuma agradeceu aos médicos, bem como a “todos os sul-africanos e aos amigos da África do Sul no mundo pelo seu apoio”.
Mandela estava internado desde 28 de Março com uma infecção pulmonar e nos últimos dias tinha estado a responder bem aos tratamentos, segundo os médicos.
Este foi o seu terceiro internamento desde Dezembro de 2012, quando foi hospitalizado também devido a uma infecção pulmonar. Já em Janeiro de 2011 tinha estado no hospital pelo mesmo motivo. Os seus problemas pulmonares estarão relacionadas com a tuberculose contraída durante o período que passou na prisão na ilha de Robben, onde passou 19 dos 27 anos em que esteve encarcerado por ordem do regime apartheid.
Libertado em 1990, Madiba, como é carinhosamente tratado pelos sul-africanos, foi Nobel da Paz em 1993. Um ano depois tornou-se o primeiro Presidente negro da África do Sul, cargo que ocupou até 1999. Depois disso retirou-se completamente da vida política, também devido aos problemas de saúde.