Instituições sociais já receberam 7,1 milhões de euros dos portugueses via IRS

Os portugueses podem doar 0,5% do seu IRS a uma instituição de solidariedade.

Foto

Os portugueses podem optar por doar 0,5% do seu IRS a uma instituição de solidariedade social sem qualquer prejuízo para si.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os portugueses podem optar por doar 0,5% do seu IRS a uma instituição de solidariedade social sem qualquer prejuízo para si.

"Este ano, foram entregues às instituições sociais 7,1 milhões de euros, qualquer coisa como 7500 euros para cada uma", disse Pedro Mota Soares, na comissão parlamentar da segurança social e do trabalho.
 
O Governo propôs no ano passado uma alteração legislativa, de modo a que as instituições sociais passassem a receber até ao final de Março as verbas doadas pelos portugueses via IRS.
 
"O que acontecia antigamente é que não havia um prazo e muitas vezes o próprio Estado, retendo dinheiro que não era dele, demorava dois anos a fazer essa devolução. Mas nós conseguimos garantir que efectivamente até ao mês de Março essa devolução é feita", adiantou.
 
Mota Soares lembrou que o Governo "conseguiu criar novas devoluções fiscais e criar uma devolução de 50% do IVA das contribuições sociais".
 
"Nessas duas medidas, conseguimos manter 170 milhões de euros nas instituições sociais, estamos a falar de cerca de 35 mil euros que ficam nas instituições e que o Estado não vai buscar", frisou.