France Telecom acorda venda da posição que detém na Sonaecom

As duas empresas chegaram a acordo para a transacção da participação. A operadora francesa já tinha mostrado intenção de alienar a posição na Sonaecom.

Foto
A France Telecom detém 20% da Sonaecom através da subsidiária FT-Orange Pedro Cunha

Esta operação acontece num momento em que a Sonaecom está em vias de fundir a sua operadora de telecomunicações, a Optimus, com a concorrente Zon. A fusão já foi aprovada pelos conselhos de administração das duas empresas e será votada em assembleia geral de accionistas no início de Março.

O acordo atribui à Sonae a possibilidade e adquirir os 20% que a France Telecom detém na Sonaecom. “A opção de compra da Sonae pode ser exercida nos próximos 18 meses e a opção de venda da France Telecom nos três meses subsequentes”.

O preço definido para a operação é de 98,9 milhões de euros, “podendo ser elevado para 113,5 milhões em caso de participação da Sonaecom ou da Optimus em alguma operação material de consolidação ou reestruturação do sector das telecomunicações em Portugal cujo anúncio tenha lugar nos próximos 24 meses”, refere o comunicado.

Ou seja, o preço a pagar pela transacção dependerá do sucesso da fusão anunciada entre a Optimus e a Zon, que se tornou possível graças aos sucessivos reforços de capital de Isabel dos Santos, que fizeram da empresária, filha do Presidente de Angola, a maior accionista da última operadora.

O acordo “fica condicionado a que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários confirme que dele não resulta o exercício concertado de influência com imputação à France Telecom dos direitos de voto inerentes às acções da Sonaecom detidas pela Sonae”, acrescenta o comunicado.

A France Telecom, que detém 20% da Sonaecom através da subsidiária FT-Orange, já tinha manifestado há muito tempo a intenção de se desfazer da participação na empresa portuguesa, tendo considerado que não era um investimento estratégico.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar