Empresa reconhece lapso que mudou resultado do “clássico”

Site da Liga apresentou resultado errado do Benfica-FC Porto durante alguns momentos, o que foi criticado por Pinto da Costa.

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Rafael Marchante/Reuters

Em comunicado, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) apresentou a explicação da wTVision, dirigida ao director de tecnologia do organismo, na qual explica que, “alguns minutos após o fim do jogo, e durante a certificação de dados, foi alterado por lapso um evento estatístico que teve influência no marcador e que fez o ‘MatchCenter’ ficar com o resultado errado durante 30 segundos (o site é actualizado de 30 em 30 segundos)”.

Após o jogo da 14.ª jornada da I Liga entre Benfica e FC Porto, que terminou com o empate a dois golos, o relato em tempo real no sítio oficial na Internet da LPFP deu a vitória aos “encarnados” por 3-2, contabilizando um golo de Óscar Cardozo, num lance em que o remate do paraguaio embateu no poste da baliza “azul e branca”.

De acordo com a justificação da empresa, “na tentativa de alterar o evento, aos 77 minutos, do remate ao poste de Cardozo para remate com destino ao guarda-redes, este foi incorrectamente inserido em primeira instância, dando origem à modificação do marcador, tendo sido prontamente corrigido”.

“No entanto, e como corria uma actualização no ‘MatchCenter’, este mostrou o dado errado durante os 30 segundos”, conclui a wTVision.

Antes, a LPFP já tinha exigido que o seu fornecedor de estatísticas assumisse as responsabilidades e pediu desculpa aos “dragões”.

Após o “clássico”, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, denunciou a situação, concluindo que “o resultado não foi o que a Liga queria que tivesse acontecido, porque no site estava 3-2 para o Benfica”.

A empresa wTVision assegura a recolha e transmissão em tempo real dos dados estatísticos de todas as competições da LPFP.

Segundo o sítio oficial da empresa na Internet, a wTVision é “especialista em gráficos em tempo real e automação de playout, actuando no mercado de televisão”, que tem como clientes os órgãos de comunicação social, canais de televisão, empresas de produção técnica e conteúdos, assim como clubes desportivos, academias e federações.