Triunfo do Barcelona, recorde de Messi

O argentino chegou aos 86 golos em 2012, superando a marca de Gerd Müller em 1972.

Foto
Lionel Messi marcou, em Sevilha, o 85.º e o 86.º golos este ano Jorge Guerrero/AFP

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O goleador argentino marcou os dois golos do triunfo (1-2) do líder Barcelona (43 pontos) sobre o Betis, em Sevilha, e chegou a um total de 86 golos em 2012, a dividir entre o Barcelona (74) e a selecção da Argentina (12).

Müller, o maior goleador do futebol germânico, tinha marcado 85 vezes há 40 anos, enquanto atleta do Bayern Munique e da selecção da Alemanha.
 
Aos 25 anos, Lionel Messi junta mais uma proeza a uma carreira recheada de títulos, colectivos e individuais: "Digo sempre o mesmo. É bom pelo significado que tem, mas a vitória é muito mais importante, porque mantém a vantagem que temos sobre os adversários", disse o argentino ao Canal Plus.
  
O número 10 do Barcelona, também um fortíssimo candidato a conquistar a Bola de Ouro, galardão atribuído pela FIFA em parceria com a France Football, mostra-se cauteloso quanto à atribuição do prémio. "Se Iniesta [o outro concorrente, juntamente com Cristiano Ronaldo] ganhar, é um troféu para todo o balneário".