FC Porto eliminado da Taça de Portugal

Foto
Paulo Novais/Lusa

Um golo de David, quando estavam decorridos 60 minutos de jogo no Estádio do Dragão, foi suficiente para afastar da prova a equipa detentora do troféu, repetindo um feito com mais de 60 anos. Na época de 1945/46, a formação de Alcântara afastou os "dragões" nas meias-finais da Taça, com um triunfo por 2-1.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Um golo de David, quando estavam decorridos 60 minutos de jogo no Estádio do Dragão, foi suficiente para afastar da prova a equipa detentora do troféu, repetindo um feito com mais de 60 anos. Na época de 1945/46, a formação de Alcântara afastou os "dragões" nas meias-finais da Taça, com um triunfo por 2-1.

Após cinco minutos de descontos, a formação "azul e branca" teve uma soberana oportunidade para empatar o encontro, mas Ricardo Quaresma atirou ao poste na marcação da grande penalidade.

O FC Porto já tinha sido afastado em casa, há oito anos, por uma equipa secundária, no caso o Torreense, vencedor no Estádio das Antas por 1-0, em encontro da quinta eliminatória da edição 1998/99.

Por seu lado, o actual técnico portista, Jesualdo Ferreira, reviveu um pesadelo com quatro anos: em 2002/2003, como treinador principal do Benfica, perdeu em plena Luz com o Gondomar por 1-0.

Além do FC Porto, outras três equipas do escalão principal do futebol nacional tombaram na quarta eliminatória da Taça de Portugal: o Vitória de Setúbal, finalista da prova nos dois últimos anos, foi afastado pela Académica (2-1), o Paços de Ferreira perdeu em casa com a União de Leiria (1-2) e o Marítimo foi derrotado na deslocação a casa do Penafiel (1-0).

Jogos da Quarta Eliminatória:

Domingo

:FC Porto – Atlético, 0-1


Académica – Vitória de Setúbal, 2-1


Paços de Ferreira – União de Leiria, 1-2


Sporting de Braga – Portimonense, 5-2


Boavista – Macedo de Cavaleiros, 3-1Nacional – Vizela, 3-0
Penafiel – Marítimo, 1-0
Paredes – Belenenses, 2-4 (após prolongamento)

Beira-Mar – Santana, 6-0Naval – Casa Pia, 4-0
Desportivo das Aves – Oliveirense, 1-0
Estrela da Amadora – Feirense, 2-1 (após prolongamento)

Estoril-Praia – Santa Clara, 3-4 (nas grandes penalidades)Leixões – Famalicão, 2-1 (após prolongamento)
Gondomar – Rio Maior, 3-0
Leixões – Famalicão, 2-1 (após prolongamento)

Pontassolense – Olivais e Moscavide, 2-1Camacha – Olhanense, 1-0
Valecambrense – Varzim, 2-4
Penalva do Castelo – Maria da Fonte, 2-1

Bragança – Marco, 4-2Sporting da Covilhã – Mafra, 0-1
Louletano – Sporting de Espinho, 1-0
Maia – Lagoa, 2-0
Santiago dos Açores – Odivelas, 0-1

Juventude de Évora – Pinhalnovense, 1-4Sertanense – Lusitânia dos Açores , 1-0

Já disputados

:União da Madeira - Sporting, 1-3 (Quinta-feira, 22 Dez)


Benfica - Oliveira do Bairro, 5-0 (Sábado, 6 Jan)


Isento

: Rio Ave

Equipas apuradas para a 5ª eliminatória

:Liga: Sporting, Benfica, Nacional, Belenenses, Beira-Mar, Naval, Desportivo das Aves, Boavista, Académica, União de Leiria, Estrela da Amadora e Sporting de Braga.


Liga de Honra: Rio Ave, Varzim, Gondomar, Penafiel, Leixões e Santa Clara.


II divisão: Penalva do Castelo, Bragança, Atlético, Pontassolense, Camacha, Mafra, Louletano, Maia, Pinhalnovense e Odivelas.


III divisão: Sertanense