Portugal proíbe comercialização de óleo de bagaço de azeitona

Foto
A medida aplica-se tanto à importação como à exportação DR

O Ministério da Agricultura português decidiu hoje proibir a comercialização do óleo de bagaço de azeitona, na sequência do alerta dado ontem pela Espanha, que detectou uma substância cancerígena no produto.

"É uma medida de precaução, para que sejam feitas análises e sejam obtidas todas as garantias de que não há qualquer problema para a saúde pública", explicou à Lusa Sameiro de Sousa, responsável da Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar.A medida aplica-se tanto à importação como à exportação, pelo que em causa está também a produção portuguesa deste tipo de óleo alimentar, conhecido como óleo de tempero e pouco utilizado em Portugal. "O óleo de bagaço de azeitona é pouco utilizado em Portugal e aparece muitas vezes misturado com azeite, para lhe dar mais sabor, ou juntamente com outros óleos", acrescentou Sameiro de Sousa.
De acordo com o Ministério, várias brigadas de inspecção da Direcção- Geral encontram-se já a fazer análises de fiscalização junto dos importadores, produtores e cadeias de distribuição.
Sameiro de Sousa acredita que o óleo produzido em Portugal não deverá apresentar problemas, devido à diferente técnica utilizada na sua produção. "Em Espanha, o produto sai húmido e tem que ser seco, sendo nesse processo que podem ser encontrados resíduos de hidrocarbonetos, como o que foi encontrado. Em Portugal, não utilizamos esse processo", sublinhou ainda o responsável da Direcção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar.
Sameiro de Sousa recomenda, no entanto, aos consumidores "a leitura atenta dos rótulos e a não utilização de qualquer produto que inclua óleo de bagaço de azeitona". "Neste momento, a Direcção-Geral está a tentar encontrar os produtores portugueses deste tipo de óleo", disse, acrescentando que não estão ainda definidas as marcas que o comercializam, para que sejam retiradas do mercado.
Sameiro de Sousa referiu ainda que este tipo de óleo, apesar de ser menos utilizado que os óleos de amendoim, girassol e de milho, é habitualmente vendido nas grandes superfícies.

Sugerir correcção
Comentar