Alentejo junta forças para marcar golo no turismo

Foto
MIGUEL MANSO

Éum projecto que visa criar um fio condutor entre as várias ofertas de lazer que se podem encontrar pelo Alentejo. Para tal, foi criado "um plano de promoção integrado que, a partir da estruturação de ofertas cruzadas, atraia mais visitantes aos parques e contribua para o crescimento turístico da região". O novo projecto de Dinamização e Promoção Turística dos Parques Temáticos e pólos de animação, lançado na semana passada pelo Turismo do Alentejo, inclui a Aldeia da Terra, a Amieira Marina, o Badoca Safari Park, o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, o Fluviário de Mora (na foto) e o Monte Selvagem.

Com realidades e localizações geográficas diferenciadas, a ideia é colocar todas aquelas ofertas, que em conjunto já receberam mais de dois milhões de visitantes desde a sua criação, sob o mesmo chapéu. Para tal, criou-se uma marca que "transmita a ideia de circuito turístico e oferta integrada de lazer".

"A nova identidade parte de conceitos como a aventura, diversão e evasão que ganham forma numa bússola de linhas estilizadas e que remete para os parques do ponto de vista cromático", explica a entidade em comunicado. Ou seja, são usados tons quentes para as propostas de savana e verdes e azuis para ambientes aquáticos. Mas há mais: além da brochura institucional, foi lançada uma Caderneta de Cromos, que funciona como uma espécie de passaporte para registar a passagem pelos vários divertimentos. Os cromos referentes a cada espaço podem ser adquiridos no local, em saquetas de seis, e os primeiros a completar a colecção habilitam-se a ganhar bilhetes para assistir a jogos da I Liga de futebol, uma vez que entre os parceiros do projecto alentejano estão os clubes Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Braga. A ajudar os mais pequenos nesta cruzada, uma nova mascote, baptizada de Gilberto em homenagem a William Gilbert (1544-1603), físico britânico que propôs a orientação pela bússola. www.visitalentejo.pt

Sugerir correcção