Um churrasco para a posteridade

David Cameron e Barack Obama mostram informalidade atrás do grelhador

O momento barbecue de Downing Street foi mesmo um momento - podíamos ser tentados a achar que foi uma refeição, mas não há provas de que David Cameron e Barack Obama tenham mesmo comido algo do que cozinharam.

As imagens captaram alguns minutos: Cameron e Obama, de camisas brancas impecáveis que nunca chegaram a ficar salpicadas de gordura, serviram três ou quatro pratos a militares e famílias de militares: Cameron nos hambúrgueres, Obama nas salsichas. Ao lado, num outro balcão, o par das mulheres encarregava-se das saladas (aqui era mais difícil distinguir o que estariam a distribuir Michelle Obama e Samantha Cameron). E, claro, como dizia o diárioThe Guardian, após ter sido tirada a fotografia, deixa-se o catering continuar.

Nas fotos, apesar de dois homens ao grelhador sem avental com as camisas imaculadas sob o sol de Verão poder parecer uma imagem algo falsa (e Obama, lembre-se, já apareceu a grelhar carne num churrasco com o seu avental presidencial), parece que Cameron e Obama conseguiram mostrar a informalidade pretendida.

O facto de depois, na conferência de imprensa, se tratarem pelo primeiro nome sublinhou esta atmosfera informal. O tratamento é especialmente peculiar vindo de Cameron, nota o jornalista do Guardian Michael White: os presidentes norte-americanos são por regra tratados sempre como "Mr. President", uma regra que é também aplicada até aos antigos presidentes.

A imprensa do Reino Unido deliciou-se a seguir minuto a minuto toda a visita de Obama, e a brincar com a obsessão britânica com a "relação especial". "O churrasco é um momento informal", sublinhava o Guardian. "Se for preciso mencionar a relação especial, é porque esta não é especial." Ou: "Não há dúvida de que os EUA e o Reino Unido têm uma relação única", diz Obama. "Apenas única!?", interroga-se o Guardian no seu "minuto a minuto" da visita presidencial, com ponto de interrogação e exclamação e tudo. M.J.G.

Sugerir correcção