O jogo dos 1635 golos

Foi estabelecido em Inglaterra um novo recorde mundial para o mais longo encontro de futebol: durou 102 horas e terminou com 725-910 no marcador

Foto
Os participantes no mais longo jogo de futebol de sempre Testlands Support Project/DR

Tudo partiu de uma iniciativa da Testlands Support Project (TSP), instituição beneficente que trabalha com crianças e jovens das comunidades locais de Southampton. Alguém conhecia alguém que já tinha estado envolvido numa tentativa de estabelecer o recorde para o encontro mais longo de hóquei em campo, e daí a adaptar a ideia ao futebol foi um passo. O jogo começou ao final da tarde de 31 de Maio e o apito final só foi dado na manhã de dia 4 de Junho. O resultado final foi 725-910, favorável ao conjunto que equipou de vermelho. Mais importante do que isso, a iniciativa angariou cerca de 15 mil libras (20.600 euros) destinadas a apoiar projectos da TSP.

“As minhas pernas ainda estão muito doridas, como se pode imaginar!”, começou por exclamar o vice-presidente da instituição, Joe Crook, contactado pelo PÚBLICO. “Todos os envolvidos tinham alguma experiência ao nível de clubes, a um nível mais alto ou mais baixo, e até houve quem voltasse ao activo para participar. Havia jogadores com idades entre os 17 e os 54 anos”, acrescentou. Antes do grande jogo (literalmente) houve 12 semanas de preparação coordenada pelo próprio Crook, que trabalha como personal trainer.

Disputar uma partida tão longa foi um teste à resistência destes 36 jogadores, que se revezaram em turnos para que enquanto uns jogavam os outros pudessem comer e descansar. “Não dá para descrever esta experiência. Testou os nossos limites físicos e mentais. Foi um desafio duro, mas todos nos empenhámos em completá-lo e isso manteve-nos motivados”, contou Joe Crook, referindo-se ao grupo de 36 jogadores como “uma grande família”.

“Tínhamos de dormir em tendas montadas mesmo ali ao pé do relvado, e apenas um máximo de três horas por dia, quando não fosse menos”, acrescentou o vice-presidente da TSP, recordando como uma das fases mais difíceis da empreitada a madrugada de terça-feira, em que choveu bastante. Mas no final valeu a pena. E o livro de recordes do Guinness aguarda as provas para homologar o feito histórico.

Planisférico é uma rubrica semanal sobre histórias de futebol e campeonatos periféricos

Sugerir correcção
Comentar