A primeira derrota do Barcelona na Liga aconteceu em San Sebastián
A Real Sociedad bateu o pé aos catalães, por 3-2, graças a uma reviravolta no marcador. O Barça perdeu a invencibilidade no campeonato,
A primeira jornada da segunda volta da Liga espanhola e começou com uma surpresa. À imagem de muitos outros jogos esta temporada, o Barça não teve dificuldades em chegar à vantagem. Aos 6', Messi concluiu uma boa jogada colectiva com um remate rasteiro e preciso. 0-1 no marcador.
Aos 25', Pedro Rodríguez aproveitou da melhor forma uma boa assistência de Xavi para chegar ao 0-2 e o jogo parecia praticamente sentenciado no final do primeiro tempo, aos 39', quando Messi atirou ao poste.
Não matou o jogo o Barcelona nessa ocasião e a Real Sociedad respondeu logo a seguir. Chory Castro, com um remate cruzado dentro da área, reduziu aos 40' e o início do segundo tempo trouxe mais boas notícias para a equipa da casa.
Piqué viu o segundo amarelo aos 57' e Chory Castro, novamente, empatou o jogo seis minutos depois, num remate que sofreu um desvio na perna de Mascherano.
As operações equilibraram-se e o Barcelona, com um homem a menos, passou a ter dificuldades em criar perigo. De tal forma que seria mesmo a Real Sociedad a sentenciar o jogo, aos 90+1', quando Agirretxe desviou na pequena área um bom cruzamenro de Carlos Martínez.
Apesar da derrota, os catalães mantêm uma distância confortável sobre os perseguidores, mas deixam de poder perseguir o objectivo de fechar a Liga sem derrotas.