Morreu Edward Lorenz, pai da Teoria do Caos

Foto
Aos 90 anos, Edward Lorenz manteve-se activo até duas semanas antes de morrer DR

Morreu hoje, aos 90 anos, Edward Lorenz, pai da Teoria do Caos. Lorenz defendia que pequenos acontecimentos num ponto do planeta podem originar grandes mudanças no ponto oposto – o chamado efeito borboleta. O anúncio da sua morte foi feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a que Lorenz pertencia.

Lorenz, meteorologista de formação, defendeu na década de 60 que pequenas alterações em qualquer sistema dinâmico, como a atmosfera, que bem conhecia, podem desencadear grandes transformações, mesmo a muitos milhares de quilómetros de distância. Em 1972 defendeu a sua teoria num estudo a que chamou: “Previsibilidade: o bater de asa de uma borboleta no Brasil pode originar um tornado no Texas?”

Nascido em 1917 em West Hartford, no Connecticut, Lorenz formou-se em matemática em Harvard, em 1940 e especializou-se depois em meteorologia no MIT entre 1943 e 1948. A inclinação para esta área surgiu quando cumpria serviço militar, durante a II Grande Guerra, onde trabalhou na previsão meteorológica para a Força Aérea norte-americana.

“Quando era pequeno fascinavam-me os números e as alterações do tempo”, disse um dia numa autobiografia. Kerry Emanuel, professor de ciências atmosféricas no MIT defende que Lorenz foi o motor daquilo a que chama a terceira revolução científica do século XX: “mostrando que certos sistemas determinísticos apresentam limites de previsibilidade, Lorenz cravou o último prego no caixão do Universo cartesiano e impulsionou aquilo a que podemos chamar a terceira revolução científica do século XX, abrindo caminho para a relatividade e para a física quântica”.

Sobre Lorenz, Emanuel acrescenta que “era um perfeito cavalheiro e, pelo seu nível de inteligência, integridade e humildade, elevou o seu padrão de valores, e o das gerações que com ele privaram, a um nível muito alto. Em 1991, quando ganhou o prémio Kyoto (que distingue quem contribui com a ciência, cultura e espiritualidade para o bem da humanidade), o júri defendeu a escolha do seu nome dizendo que a Teoria do Caos determinístico influenciou um conjunto vasto de ciências básicas e introduziu uma das mais dramáticas mudanças desde Newton sobre o modo como a humanidade vê a natureza”.

Lorenz, que até às duas últimas semanas de vida se manteve sempre activo, deixa três filhos e quatro netos.

Sugerir correcção
Comentar