• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • A cidade que morre quando o sol se põe
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"

Ministro da Segurança Social defende aposta na prevenção

Vieira da Silva contra punição criminal de jovens com menos de 16 anos

26.02.2006 - 18:00 Por Lusa, PUBLICO.PT

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O ministro da Segurança Social considera que baixar a idade a partir da qual os jovens estão sujeitos ao Código Penal, actualmente fixada nos 16 anos, não é a melhor solução para os problemas de delinquência juvenil como o que levou à morte de um sem-abrigo no Porto.
Vieira da Silva defende a total separação entre jovens com passado de delinquência e menores em risco Vieira da Silva defende a total separação entre jovens com passado de delinquência e menores em risco (André Kosters/Lusa (arquivo))

Lembrando que a questão ultrapassa as suas competências governativas, já que se trata de uma matéria sob a alçada do Ministério da Justiça, Vieira da Silva diz que os dados que dispõe e o conhecimento do que é feito noutros países o levam a acreditar que diminuir a idade da imputabilidade "não seria a melhor solução para este problema".

“A melhor solução é sempre termos uma resposta social, uma consciência social mais perfeita e mais eficaz dos riscos que existem nas nossas comunidades”, afirmou Vieira da Silva, em entrevista ao programa “Diga Lá Excelência” da Rádio Renascença, em colaboração com o PÚBLICO.

Para os casos de delinquência juvenil, o ministro entende que o país deve ter “políticas sociais e criminais” que “melhorem a situação das nossas crianças e jovens”, rejeitando a diminuição da idade em que os menores possam responder criminalmente pelos seus actos.

Vieira da Silva manifestou também a intenção de promover a total separação entre os menores que têm um passado de delinquência – como alguns dos jovens alegadamente envolvidos na morte do sem-abrigo no Porto – e aqueles que estão à guarda das instituições por se encontrarem em situação de risco.

Contudo, o ministro lembra que esta é uma prática “relativamente recente” e que está longe de estar concluída.

"Muitas crianças ou jovens que estavam antigamente no Instituto de Reinserção Social e que não tinham um passado criminal ou de delinquência foram transferidos para as instituições tuteladas pela Segurança Social e ficaram no instituto [tutelado pelo Ministério da Justiça] aqueles casos mais críticos", explicou.

Vieira da Silva diz agora ser necessário “melhorar o funcionamento das duas partes, nomeadamente no domínio das crianças em risco que estão sob responsabilidade da Segurança Social”.

As declarações do ministro coincidem com o anúncio de que o bispo do Porto, que tem a tutela da Oficina de São José, onde residiam 11 menores envolvidos neste caso, ordenou um inquérito interno para apurar eventuais responsabilidades da instituição.

Em declarações à Lusa, o padre Américo Aguiar, porta-voz do Paço Episcopal, admitiu a substituição da direcção da Oficina caso se comprove alguma responsabilidade directa da instituição no comportamento dos jovens.

O único dos 14 menores ouvidos no âmbito deste caso que já completou 16 anos vai ficar em prisão preventiva por decisão do de Instrução Criminal do Porto. O Tribunal de Família e Menores da cidade, que ouviu os restantes, ordenou o internamento de 11 deles em centros educativos, um dos quais em regime fechado, enquanto um foi ilibado e o 13º vai permanecer à guarda da instituição onde já residia.

Os menores foram identificados como presumíveis autores do homicídio e ocultação de cadáver de um transexual de 45 anos, que costumava pernoitar num edifício inacabado no Porto.

  • 42 leitores
  • 8 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1249110

Comentário + votado

Bom senso

É refrescante ver alguém com responsabilidades na matéria usar aquilo que só pode ser considerado ...

Anónimo

27.02.2006 11:20

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.