• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince

Crimes sexuais contra crianças aumentaram durante julgamento do caso Casa Pia e só desceram em 2008

23.11.2009 - 08:43 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Depois de uma explosão no número de casos de abuso sexual de menores revelados após o início do processo Casa Pia, cujo julgamento entra quarta-feira no quinto ano, só no ano passado o número de inquéritos começou a descer.

Segundo os números do último Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado este ano, no ano de 2003, que se seguiu à divulgação dos abusos sexuais de menores na Casa Pia, assistiu-se a um aumento brutal do número de casos de crimes sexuais contra menores: de 599 casos investigados pela PJ em 2002, o número subiu para 1313.

Embora tenha registado uma descida no ano seguinte, de 2002 a 2007 a tendência foi de subida gradual, tanto que em 2008 um relatório do Grupo de Prevenção do Abuso e do Comércio Sexual de Crianças Institucionalizadas, na dependência da Procuradoria-Geral da República, assinalava que naqueles anos o número de crimes tinha triplicado.

O relatório, divulgado em Abril do ano passado, registava ainda a tendência "muito preocupante" de diminuição de idade das vítimas e aumento dos crimes cometidos sobre crianças com menos de cinco anos entre 2003 e 2007.

Em 2007, o número atingiu um pico: 1426 casos de crimes sexuais contra menores, que resultaram em 146 detenções.

Contudo, em 2008, e pela primeira vez em vários anos, o número de casos desceu, embora se mantenha bem acima dos registados antes do início do processo Casa Pia: 1382 inquéritos, que resultaram em 95 detenções.

O relatório do Grupo de Prevenção destacava que em mais de um terço dos casos os crimes sexuais ocorriam dentro da família e em 46,14 por cento das situações dentro da própria residência. Contudo, o relatório de 2008 destacava que o aliciamento pela Internet era uma "tendência crescente" nos crimes de perfil sexual cometidos sobre crianças.

  • 224 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1410958

Comentário + votado

nova ordem mundial

Os lunáticos da Nova Ordem Mundial que agem em Portugal através do grupo de Bilderberg ...

daniel simões

03.12.2009 21:53

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.