• Casa portátil distinguida em concurso mundial
  • Tinto do Alentejo vence concurso mundial
  • Os melhores biquínis e fatos-de-banho deste Verão

Parlamento

Negócio da venda da TVI à Prisa pressupunha afastamento de Moura Guedes

03.03.2010 - 16:52 Por Maria José Oliveira

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Dois deputados do PS e um assessor de José Sócrates comunicaram a um jornalista da TVI que o afastamento de Manuela Moura Guedes integrava o negócio da venda da Media Capital à Prisa, contou Manuela Moura Guedes.

A jornalista, que esta tarde está a ser ouvida na comissão parlamentar de Ética, assegura que foi “colocada na prateleira em 2005”, na altura em que Miguel Paes do Amaral, ex-administrador da Media Capital, vendeu a estação televisiva à Prisa. “Na base da venda estava um afastamento, que era o meu. Eu fui afastada em 2005”, garantiu, notando que foi “colocada na prateleira” até 2008.

Moura Guedes recordou então que o seu afastamento do ecrã terá sido uma das condições da venda da TVI à empresa espanhola: “O Carlos Enes [jornalista da TVI] jantou com dois deputados do PS e um assessor de Sócrates, que lhe disseram que eu ia fazer parte do pacote da venda da Media Capital à Prisa.”.

A jornalista não quis revelar os nomes dos deputados, quando questionada pela deputada do CDS Cecília Meireles, mas deixou implícita a identificação do assessor do primeiro-ministro, dizendo que “é alguém que já não trabalha no gabinete”: David Damião.

Paes do Amaral, acrescentou, “teve de vender quase a alma para fazer o negócio com os espanhóis”. E foi José Lemos, do PS, quem “intermediou” as negociações.

Moura Guedes contou também que a decisão de suspender o “Jornal Nacional de Sexta” foi tomada em Espanha. E revelou novos dados: “Juan Luís Cébrian [patrão da Prisa] contou a vária pessoas que estava farto de receber telefonemas do primeiro-ministro, porque Sócrates até tinha ligado para o rei de Espanha, tentando que este pressionasse a Prisa.”

Notícia actualizada às 17h07

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 8 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1425373

Comentário + votado

portugal

Desiquilibrada mental ! Precisa de hospício !

Jorge

09.03.2010 21:34