Todas sabemos — manifesto

Mais de 800 académicos, agentes culturais e outros profissionais assinam manifesto de apoio a denunciantes de assédio. Este é o texto na íntegra. Os nomes dos subscritores estão no fim.

Foto
"Respeitando o princípio da presunção de inocência, condenamos a falta de reconhecimento do problema" Paulo Pimenta

Perante o actual debate público suscitado pela divulgação do artigo The walls spoke when no one else would: Autoethnographic notes on sexual-power gatekeeping within avant-garde academia”, publicado no livro Sexual Misconduct in Academia: Informing an Ethics of Care in the University (Routledge 2023), expressamos a nossa total solidariedade para com as autoras e demais vozes vindas a público, assim como para com todas as pessoas sujeitas a abusos de poder e outras formas de violência em contexto académico e fora dele. Este documento é uma contribuição coletiva e inacabada para um debate em curso.

I

Total solidariedade

1. Não é difamação
As repetidas e persistentes situações abusivas que o texto retrata, longe de serem episódicas ou um ataque concertado de difamação pessoal, institucional ou política, devem ser interpretadas como uma crítica a dinâmicas institucionais sistémicas, comuns dentro e fora da academia.

2. É estrutural e estruturante
O assédio sexual e moral, o extrativismo intelectual (a prática de plagiar ou reproduzir o trabalho de outrém sem citar, apresentando-o como seu), bem como outras formas de violência, são estruturais e estruturantes de um sistema académico fundado em marcadas hierarquias profissionais e divisões de classe, género e raça. Uma dimensão particularmente insidiosa desta estrutura hierárquica diz respeito à concentração de poder e, por consequência, à monopolização de recursos financeiros essenciais para o desenvolvimento de carreiras de investigação cuja grande maioria assenta na precariedade. Neste contexto, o assédio pode atingir homens. No entanto, atinge sobretudo mulheres e é mais penalizante para estas, dadas as maiores dificuldades que enfrentam no desenvolvimento das suas carreiras, por conta de, entre outros fatores, o direito à maternidade e ao exercício de funções de cuidado.

Tendo em conta a forma como o assédio e a violência contra as mulheres se encontram naturalizados numa sociedade patriarcal e machista, tais actos são frequentemente desvalorizados pelas instituições onde são cometidos, beneficiando os agressores da inércia e conivência de pessoas com responsabilidades administrativas. Assim, quer seja por apatia ou pela racionalização dos comportamentos abusivos, os envolvidos na gestão destas instituições estão também imbricados nessas complexas redes de poder, tornando-se cúmplices do abuso.

3. As retaliações
Não é de ânimo leve que as mulheres se sujeitam ao escrutínio e ao questionamento público. Sabem de antemão o que as espera: juízos de valor, humilhação, deturpação, desvalorização, ridicularização e potencial retraumatização. Frequentemente, os abusadores apelam a princípios consensuais de justiça, invertem o ónus da culpa e descredibilizam as vítimas, agitando o argumento conspirativo e/ou da perseguição política. Apesar de os abusadores concentrarem em si diversas formas de poder — institucional e económico — acabam por responder às acusações vitimizando-se. A tudo isto soma-se a ausência de códigos de conduta, não havendo, em rigor, espaço para denúncia. Consequentemente, quem decide falar fica totalmente desprotegida no seu local de trabalho/estudo. Sujeita-se ainda a retaliações, tanto mais obscuras quanto maior a “informalidade” das relações de poder e a precarização dos vínculos que dominam o labor académico.

Do enunciado resulta uma sucessão de re-vitimização, isolamento, auto-culpabilização e, tantas vezes, desistência. Para não falar do trauma que situações de violência como estas acarretam. No caso em análise, os adjetivos usados contra as autoras do artigo, acusando-as de serem mulheres “difíceis”, “problemáticas” ou mesmo “insolentes,” pertencem a uma longa tradição patriarcal. São lugares (demasiado) comuns mobilizados para as descredibilizar. Acresce que o referido artigo tem sido alvo de argumentos pretensamente académicos, atacando a sua falta de rigor e a idoneidade de quem terá feito a revisão por pares. Critica-se o método auto-etnográfico, método válido de articulação, caracterização e análise do tipo de abusos e violência que o artigo traz à luz. Repudiamos tais críticas.

4. “Se não há testemunha, não há crime”
Respeitamos o princípio da presunção de inocência, no âmbito judicial, mas condenamos a postura dos presumíveis abusadores, que invariavelmente se traduz na falta de reconhecimento do problema. Apesar de serem referências na academia para o escrutínio de relações assimétricas de poder no mundo, não chegam sequer a fazer a sua autocrítica. Mais: não permitem que se questione a sua posição de poder nem a violência abusiva que essa rejeição reforça. Isto é flagrante na reação imediata de ameaçar publicamente as autoras com processos por difamação. Esta é também uma reação de quem conhece muito bem os mecanismos da justiça, onde, se não houver testemunhas, existe uma dificuldade acrescida (às vezes impossibilidade) de provar a prática de um crime.

5. A falência da justiça
Os mecanismos de justiça não acompanham as lutas e os processos de justiça social e de género acionados pelos movimentos sociais de base. Os exemplos recentes de mulheres injustiçadas são múltiplos. As queixas de assédio e violência resultam habitualmente na culpabilização da vítima — questionando-se o seu comportamento, em detrimento da acareação dos factos e efectivação da justiça. Este modus operandi, que põe a vítima sob escrutínio e não o agressor, ilude o problema e perverte a obtenção de justiça.

II

A dificuldade em falar

6. Ineficácia dos mecanismos de denúncia
Devido a um contexto que não protege as vítimas/sobreviventes, estas acabam por pagar um preço demasiado alto, quer em termos profissionais, levando-as por vezes a abdicar do seu projecto de vida, quer em termos da sua saúde física, mental e emocional, carregando frequentemente um trauma para a vida. Também as queixas formais junto de instituições e autoridades não são um mecanismo totalmente eficaz. Em consequência, as vítimas são frequentemente dissuadidas de apresentar queixa – até porque, quando o fazem, estas situações tendem a ser abafadas (sendo o caso em debate um exemplo).

De forma pérfida, a economia dos rankings, avaliações e prestígio, incentivam e favorecem a impunidade e a inércia. Assim, as instituições preferem não “manchar” o seu nome, evitando investigar casos de assédio sexual, abuso moral e plágio cometidos por membros do corpo docente ou pessoal académico sénior. Em 2022, por exemplo, foi divulgado que um relatório do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa recebeu, em apenas 11 dias, 70 denúncias de assédio, 50 das quais “validadas”, envolvendo 31 docentes. Todas as denúncias foram arquivadas e as que prosseguiram, posteriormente, num organismo interno daquela Faculdade, prescreveram.

7. Regimes de validação do discurso
Foi necessário as autoras do artigo acederem aos regimes de validação e revisão cega por pares mais poderosos da academia — o de serem publicadas por uma editora de prestígio, a Routledge — para desencadear uma onda de atenção face a situações de abuso de poder. No entanto, importa frisar que tudo isto se desenrola após várias tentativas de denúncia por parte de investigadoras “do Sul Global” terem sido abafadas ou ignoradas ao longo de anos. Durante este mesmíssimo período, quer através de redes de sussurros quer porque “as paredes começaram a falar”, “todas sabiam”, mesmo que de modo informal.

8. Poder-saber
Cremos ser fundamental expor que existe um processo de extração intelectual que incide sobre grupos que corporizam saberes e conhecimentos situados, e que, no contexto da academia patriarcal e colonial, são usados como recursos a capitalizar. Neste âmbito, as dinâmicas descritas no artigo reproduzem relações de poder-saber e reconstroem modos de produção de conhecimento marcados pelo binarismo dominação-subalternidade. Paradoxalmente, estes domínios são objectos centrais do trabalho de investigação assinado pelos académicos e pelo centro de investigação em causa.

Não é por acaso que várias das denúncias subsequentes são de investigadoras ancoradas a contextos que propiciam a sua subalternização. Quer por se encontrarem fora dos seus meios sociais, culturais e/ou laborais, quer em função da sua condição económica, social, ou migratória — ou mesmo, pela confluência de todos estes fatores. No quadro de um desequilíbrio de poderes, essas denúncias envolvem, em certos casos, sujeitos cujas posições enunciativas e perspetivas epistemológicas foram historicamente subalternizadas.

9. A ponta do icebergue
Os casos denunciados são apenas a ponta do icebergue. O consentimento íntimo é muitas vezes comprometido por relações de poder e dependência académica. Estas assimetrias de poder levam investigadoras, dependentes da validação da instituição para a sua segurança financeira e até migratória, a obliterar os abusos de que são vítimas como forma de evitar problemas ou retaliações. Este fenómeno também foi reportado no caso em questão. A maioria das vítimas não denuncia por medo, descrença no sistema judicial, estratégia de sobrevivência e até mesmo para preservar as pessoas que a rodeiam, aquelas cuja sobrevivência depende do agressor e muitas vezes até aquelas que pertencem à esfera íntima do abusador.

A crescente precarização do trabalho académico está no cerne desta vulnerabilidade. Algumas mulheres manifestaram receio em assinar este manifesto com medo, justamente, de represálias. Porém, o artigo em questão espoletou várias denúncias e seguramente mais se seguirão. À data, no intervalo de dois dias, desde que o artigo foi divulgado, contam-se já dezenas de testemunhos públicos e outras tantas denúncias, todos dando inegável conta de uma realidade conhecida e tolerada há décadas.

III

Práticas emancipatórias

10. Salvaguardar o trabalho emancipador
Não está em causa o mérito das importantes e progressistas linhas de investigação desenvolvidas no seio do CES. É precisamente essa confusão que agendas de instrumentalização política, contra pautas emancipatórias, querem criar. É fundamental o reconhecimento da importância dos instrumentos de justiça social e plataformas de práticas críticas historicamente desenvolvidos nos quais estas investigações se sustentaram. Esse reconhecimento não nos pode impedir, nem impede, de constatar as graves falhas por parte da direção do CES na proteção das suas investigadoras. Notamos que, justamente, pela inscrição num espaço ideológico e discursivo emancipatório, não se pode pactuar com a impunidade. É numa ecologia de complexidade, conflito e permanente autocrítica que a justiça social interseccional se torna potencialmente alcançável.

11. Por uma universidade pluridiversa e pela interseccionalidade das lutas
Pugnamos por uma universidade que valoriza ideias e práticas progressistas, com capacidade de auto-crítica, de aceitar vulnerabilidades e de assumir práticas de cuidado com vista à justiça social e à formação de comunidades solidárias e livres de abuso. Lutamos por uma universidade em que o saber circule horizontalmente e não através de relações de poder, patriarcais e coloniais. Uma universidade pluridiversa, paritária, interseccional e emancipatória. Uma universidade que não seja conivente com a precariedade geral e que não receie o modus operandi feminista, na construção de pessoas libertas dos constrangimentos impostos por papéis e expectativas prescritivas de género, classe, cor de pele, capacitismo ou preceitos culturais. Uma universidade onde os lugares de decisão e de prestígio social não sejam domínio quase exclusivo de homens brancos, e os secretariados ou os papéis auxiliares, de limpeza e alimentação, não se circunscrevam quase unicamente às mulheres (tendencialmente, racializadas ou migrantes precarizadas em funções de limpeza). Uma universidade que rompa com a tradição (que vem de um lugar "de cátedra" e não de escuta) da cultura dos "doutores" e da reprodução dos patriarcas geniais.

12. Interpelamos as Ministras Elvira Fortunato e Ana Catarina Mendes, bem como a FCT
Pedimos à Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e à Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, bem como à Fundação para a Ciência e Tecnologia que se pronunciem e agilizem recursos no sentido de aprofundar o enquadramento legal para este tipo de casos nos estabelecimentos de ensino e investigação superior e que contemplem a necessária obrigatoriedade de códigos e regulações semelhantes, por exemplo, ao “Title IX”, em vigor nos E.U.A.. Acresce que as tutelas da educação e da investigação para a ciência devem criar no imediato condições para que TODAS as instituições de ensino superior tenham um mecanismo de denúncia anónima de situações de assédio sexual e moral, garantias de proteção à vítima e comissões independentes e não endógenas para estabelecimento de medidas preventivas, apreciação das denúncias, instruções de processo e aplicação de sanções.

13. Rede de Solidariedade sabemostodas@gmail.com.
Reconhecendo a necessidade da presunção de inocência para uma investigação de Justiça em democracia, seja para pessoas denunciantes ou acusadas, condenamos qualquer tentativa de retaliação sobre as primeiras. Antecipamos a possibilidade de represálias às pessoas signatárias, nomeadamente àquelas com relações institucionais no seio da academia, pelo que estaremos vigilantes e denunciaremos qualquer comportamento punitivo e de retaliação. Não havendo uma rede institucional, constituimo-nos enquanto rede de solidariedade, e estamos disponíveis para escutar quem necessite através do e-mail sabemostodas@gmail.com.

Reafirmamos a nossa solidariedade com todas estas mulheres e todas as vítimas/sobreviventes de assédio.

Apoiamos as que têm a coragem de se organizar, denunciar e interpelar o sistema opressivo e tóxico, obrigando-se, dessa forma, a reviver o trauma.

Condenamos qualquer tentativa de retaliação.

Seremos cada vez mais a denunciar e a apoiar quem desconstrói os alicerces patriarcais e coloniais.

Quem quiser assinar pode fazê-lo para este email sabemostodas@gmail.com

Redatoras

Ana Balona de Oliveira, Ana Bigotte Vieira, Andreia Cunha, Ana Cristina Pereira (Kitty Furtado), Catarina Botelho, Catarina Boieiro, Fábian Cevallos Vivar, Filipa César, Inês Beleza Barreiros, Inês Espírito Santo, Josina Almeida, Júlia Suárez-Krabbe, Luísa Semedo, Maria Benedita Basto, Maria do Carmo Piçarra, Marta Lança, Marta Mestre, Patrícia Martins Marcos, Sara Goulart, Raquel Schefer, Rita Tomás.

Assinaturas:

  1. Adilson Vieira, sociólogo e doutorando

  2. Adriana Albuquerque, socióloga e doutoranda

  3. Adriana Pardal, professora do ensino superior, mediadora artística e arte-educadora

  4. Adriana Piscitelli, antropóloga

  5. Adriano Pinto, professor

  6. Ágata Baginha, enfermeira

  7. Agostina Del Valle Nievas, doutoranda

  8. Alcione Nawroski, professora universitária

  9. Alexandra Alves Luís, dirigente associativa

  10. Alexandra Dias Fortes, investigadora

  11. Alexandra Virginia da Mota Pinto, docente, investigadora

  12. Alexandra Vital Ventura, designer

  13. Alice Gato, mestranda e ativista pela justiça climática

  14. Alice Marcelino, artista visual

  15. Alice Samara, historiadora e professora

  16. Alicia Miguélez, professora universitária

  17. Aline Frazão, cantora e compositora

  18. Alison Ribeiro de Menezes, professora catedrática

  19. Aluane de Sá, museóloga

  20. Álvaro de Vasconcelos, especialista em relações internacionais

  21. Almudena Cabezas, professora universitária

  22. Amanda Guerreiro, antropóloga

  23. Amarante Abramovici, programadora, docente e investigadora

  24. Amélia Chiara Trombetta, médica e ativista contra a prisão e as forças armadas

  25. Ana Alice Rodrigues Pereira Baptista, docente e investigadora

  26. Ana Anahory, professora

  27. Ana Antônio, jornalista multimédia

  28. Ana Brandão, actriz e cantora

  29. Ana Cristina Cachola, curadora e investigadora

  30. Ana Cristina Pereira (Kitty Furtado), investigadora

  31. Ana Flávia Lucas d’Oliveira, médica sanitarista e professora universitária

  32. Ana Cansado, mestranda em Direito Social e da Inovação

  33. Ana Virginia Moreira Gomes, professora de direito do trabalho

  34. Ana Balona de Oliveira, historiadora de arte e curadora

  35. Ana Bigotte Vieira, historiadora

  36. Ana Carvalho, doutoranda em ciências da educação

  37. Ana Catarina Costa, arquitecta e investigadora

  38. Ana Catarina Pereira, professora universitária e investigadora

  39. Ana Catarino, antropóloga

  40. Ana Costa, reformada

  41. Ana Estevens, geógrafa

  42. Ana Isabel de Sá, investigadora CEF. UP, e economista

  43. Ana Leorne, investigadora, escritora, artista

  44. Ana Lobato, produtora cultural

  45. Ana Lucia Araujo, historiadora

  46. Ana Lucia Marchiori, advogada e pesquisadora

  47. Ana Luisa Pinho, socióloga, professora do ensino secundário e jornalista

  48. Ana Margarida da Esperança Bernardo Salgueiro, investigadora

  49. Ana Margarida Dias Martins, professora universitária

  50. Ana Maria Brandão, socióloga, professora universitária

  51. Ana Naomi de Sousa, jornalista

  52. Ana Neves, professora

  53. Ana Pais, investigadora

  54. Ana Pato, arquitecta

  55. Ana Paula Silvestre, artista e psicóloga

  56. Ana Paula Tavares, historiadora, escritora

  57. Ana Pérez-Quiroga, artista visual e investigadora

  58. Ana R. Luís, professora e investigadora

  59. Ana Roque, investigadora e professora

  60. Ana Santos Pereira, historiadora e professora

  61. Ana Schefer, designer

  62. Ana Sílvia Monzón, socióloga, USAC-Guatemala

  63. Ana Sofia Pereira, argumentista, professora e investigadora

  64. Ana Sofia Rodrigues Peixoto, psicóloga e artivista

  65. Ana Vaz, cineasta

  66. Ana Virginia Moreira Gomes, professora universitária

  67. Anaïs Duong-Pedica, doutoranda

  68. André Abreu, estudante de mestrado

  69. André Barata, filósofo e professor universitário

  70. André Carmo, geógrafo e professor universitário

  71. André Castro Soares, antropólogo

  72. André Gomes da Silva, advogado

  73. Andrea Guerrero-Mosquera, investigadora

  74. Andrea Hurtado Quiñones, socióloga

  75. André Marinha, doutorando, Ciências políticas

  76. Andrea Peniche, editora

  77. Andreia Cunha, gestora cultural

  78. Andreia Santos Silva, doutoranda

  79. Ane López de Aguileta, investigadora pré-doutoral (U Barcelona, Espanha)

  80. Ângela Barreto Xavier, investigadora

  81. Ângela Ferreira, artista e professora universitária

  82. Anna Lucia Di Franco, advogada e arquiteta

  83. Anna M. Klobucka, professora universitária

  84. Antónia Teles de Matos Serôdio, socióloga

  85. António Amaro das Neves, historiador e investigador

  86. António Araújo, historiador e professor

  87. Antonio Campillo, filósofo, sociólogo e escritor (U. Murcia, Espanha)

  88. Antonio Maria Pusceddu, antropólogo e investigador

  89. Antonio Pedro Cavalcante de Barros, doutorando

  90. António Pedro Lopes, diretor artístico e programador cultural

  91. António Pedro Pombo, sociólogo

  92. Arachu Castro, investigadora e professora universitária

  93. Avelino Oliveira, arquiteto e professor universitário

  94. Bárbara Direito, investigadora

  95. Bárbara Góis, estudante

  96. Bárbara Gouveia, jornalista

  97. Bárbara Neves Alves, designer, investigadora e docente

  98. Beatriz Duarte Simões, doutoranda

  99. Beatriz Ribeiro, doutoranda

  100. Beatriz Rodovalho, investigadora e programadora

  101. Beatriz Vasconcelos, assessora de comunicação

  102. Branwen Gruffydd Jones, Professora Universitária

  103. Bruno Caracol, artista visual

  104. Bruno Damas, professor universitário e investigador

  105. Bruno Góis, investigador e ativista feminista

  106. Bruno Peixe Dias, tradutor

  107. Camila Lobo, doutoranda, Filosofia

  108. Cândida Cadavez, professora e investigadora

  109. Carla Burbano Hinojosa, doutoranda (Univ. de Deusto, Espanha)

  110. Carla Cerqueira, professora universitária e investigadora

  111. Carla Cruz, artista, investigadora e professora universitária

  112. Carla Gago, investigadora e pedagoga

  113. Carla Isidoro, mulher, feminista

  114. Carla Muhlhaus, jornalista e escritora

  115. Carla Sousa, professora universitária e investigadora

  116. Carlos Almeida, historiador

  117. Carlos A. M. Gouveia, professor universitário

  118. Carlos Lucio Lopez, profesor e investigador universitário

  119. Carlos Vieira e Castro, Comerciante Reformado

  120. Carmen Ramos Villar, professora universitária

  121. Carmo Afonso, advogada e cronista

  122. Carolina Flores, investigadora pós-doutoral

  123. Carolina Furtado Freitas, jornalista

  124. Carolina Machado, doutoranda

  125. Carolina Ribeiro Araújo, ecóloga, doutoranda

  126. Carolina Viana da Fonseca, psicóloga

  127. Catarina Barata, investigadora, artista e ativista

  128. Catarina Barros, gestora de ciência

  129. Catarina Boieiro, curadora e produtora

  130. Catarina Botelho, artista

  131. Catarina Carneiro de Sousa, professora e artista visual

  132. Catarina Carvalho, senior data scientists

  133. Catarina César Azinheira, bióloga

  134. Caterina Cucinotta, professora e investigadora

  135. Catarina Gama, doutoranda

  136. Catarina Leal, antropóloga

  137. Catarine Moreira, socióloga, doutoranda

  138. Catarina Mourão, cineasta

  139. Catarina Pinheiro, estudante universitária

  140. Catarina Rosendo, professora universitária e curadora

  141. Catherine Moury, professora universitária

  142. Cátia Maciel, socióloga

  143. Cátia Melo Simões, mestranda em comunicação de ciência

  144. Cátia Miriam Costa, investigadora e professora universitária

  145. Cátia Rodrigues, programadora, crítica de cinema e investigadora

  146. Celina Brás, Editora

  147. César Laia, professor universitário

  148. Cheila Collaço Rodrigues, poeta e ativista

  149. Chirley Rodrigues Mendes, antropóloga e professora

  150. Cibele Domingos, feminista, Jurista

  151. Cíntia Gil, programadora de cinema

  152. Claire Williams, professora universitária

  153. Clara Magro Dias, doutoranda

  154. Clara Saraiva, antropóloga

  155. Clarissa Sampaio, advogada e professora universitária

  156. Cláudia Borralho, professora

  157. Cláudia Henriques, investigadora

  158. Cláudia Castelo, docente universitária

  159. Cláudia Marques Cláudio, professora e mediadora cultural

  160. Cláudia Múrias, psicóloga social e formadora

  161. Cláudia Pazos Alonso, professora catedrática

  162. Cláudia Silva, professora universitária e investigadora

  163. Claraluz Keiser, geógrafa e project manager

  164. Clemens Zobel, professor universitário

  165. Colectivo Chaves Comunitária

  166. Conceição Osório, professora auxiliar reformada

  167. Consol Aguilar, Profesora e Investigadora de la Universidad Jaume I

  168. Crislayne G. M. Alfagali, História/PUC-Rio

  169. Cristiana Vale Pires, investigadora e professora universitária

  170. Cristiana Tejo, curadora e investigadora

  171. Cristina Fabião, Médica

  172. Cristina Gameiro, arqueóloga

  173. Cristina Ponte, professora universitária

  174. Cristina Santinho, antropóloga

  175. Conceição Osório, professora investigador

  176. Cris Marcondes, artista e ativista (Movimento de Empoderamento Feminino -Baque Mulher Lisboa)

  177. Daniel Barroca, artista e investigador

  178. Daniel Gil-Benumeya, professor universitário

  179. Daniel Moreira, artista

  180. Daniel Paiva, geógrafo

  181. Daniel Ribas, professor universitário e programador

  182. Daniela Félix, advogada

  183. Daniela Ribeiro, produtora

  184. David-Alexandre Guéniot, editor

  185. David M. Mittelman, professor auxiliar

  186. David Pereira, professor universitário

  187. Daniela Rodrigues, antropóloga

  188. Daniel Santos Morais, doutorando

  189. Daniela Spina, investigadora

  190. Darlinda Moreira, professora universitária

  191. David Frier, investigador, Universidade de Leeds

  192. David José Oliveira da Silva, sociólogo

  193. David Treece, professor catedrático emérito

  194. Dea Merlini, tradutora

  195. Débora Ávila Cantos, professora universitária Complutense de Madrid

  196. Denise da Veiga Alves, advogada, Brasília e Genebra

  197. Deolinda Martin, Professora do 1o CEB, Aposentada.

  198. Diana Barbosa, comunicadora de ciência

  199. Diana Cunha Reis, investigadora

  200. Diana Gonçalves Tomás, antropóloga e cuidadora profissional

  201. Diana Pinto, técnica de projetos

  202. Diana Ribeiro psicóloga e Dra psicologia social

  203. Diana V. Almeida, investigadora, poeta e professora

  204. Diogo Alvim, compositor/artista sonoro

  205. Diogo Ramada Curto, historiador e professor

  206. Dora Rebelo, psicóloga e investigadora

  207. Dora Sales, professora universitária

  208. Doris Wieser, professora universitária

  209. Dorothée Boulanger, investigadora, Universidade de Oxford

  210. Eduarda Neves, professora e ensaísta

  211. Eduarda Sá-Andersen, professora e artista

  212. Eduardo Ascensão, geógrafo

  213. Ekua Yankah, epidemiologista social & advisory board member

  214. Eleanor Jones, professora universitária

  215. Elena Brugioni, professora universitária

  216. Elena Burgos Martinez, profesora universitaria

  217. Eliana Miura Zucchi, psicóloga e professora universitária

  218. Elisabete Martins, artista e educadora social

  219. Elizabeth Challinor, antropóloga

  220. Eleonora Albano, linguista e professora universitária

  221. Eleonora Menicucci, socióloga e sanitarista

  222. Elsa Pegado, socióloga e investigadora

  223. Elsa Peralta, antropóloga e investigadora

  224. Elisa Abreu, professora de filosofa do secundário

  225. Elisa Lopes da Silva, investigadora

  226. Elisa Scaraggi, investigadora

  227. Elisa Seixas, professora de filosofia

  228. Elisabete Fragoso, doutoranda e produtora artística

  229. Elisabete Martins, artista e educadora social

  230. Elisabete Vilar, doutoranda

  231. Élio Sucena, Professor e investigador

  232. Ema Pires, antropóloga e professora

  233. Ema Sofia Leitão, Socióloga

  234. Emil A. Sobottka, professor

  235. Érica Almeida Postiço, técnica superior

  236. Érika Sabrina Felix Azevedo, professora universitária, doutoranda UFPE

  237. Estefânia Rodrigues de Almeida, artista e curadora do Porto

  238. Estela Rodrigues, professora.

  239. Eugénia Pires, economista, investigadora

  240. Eva Garcia Chueca, jurista e professora

  241. Eva Gonçalves, designer

  242. Fabián Cevallos Vivar, investigador

  243. Fabiana Severi, professora

  244. Fabiola Miranda Pérez, investigadora

  245. Fabrice Schurmans, investigador, autor de ficção

  246. Fado Bicha (Lila Tiago e João Caçador), artistas

  247. Fátima Sá e Melo Ferreira, professora universitária

  248. Federica Lupati, investigadora

  249. Felipe Felizardo, administrativo

  250. Felipe Mattos Johnson, doutorando

  251. Filipe Ferreira, filósofo, investigador.

  252. Felipe Xavier, doutorando

  253. Fernando André Rosa, sociólogo

  254. Fernanda de Castro, doutoranda

  255. Fernanda Eugénio, antropóloga e diretora do AND Lab

  256. Fernanda Henriques, professora universitária

  257. Fernanda Miño, professora universitária

  258. Fernando Ramalho, livreiro

  259. Felipe Garcia de Oliveira, historiador e doutorando

  260. Filipa Alves Sousa, programadora

  261. Filipa César, operária audiovisual

  262. Filipa Lowndes Vicente, investigadora

  263. Filipa Melo, escritora, crítica e jornalista

  264. Filipa M. Ribeiro, professora, investigadora e jornalista de ciência

  265. Filipa Pontes-Lança, artista visual e investigadora

  266. Filipa Rosário, investigadora e mãe

  267. Filipa Soares (antropóloga e geógrafa)

  268. Filipa Zacarias, agrónoma e doutoranda

  269. Filipe Ribeiro de Menezes, professor catedrático

  270. Filomena Serra, investigadora

  271. Flávia Portella Puschel, advogada

  272. Flávia Souza Máximo Pereira, universidade Federal de Ouro Preto

  273. Flávia Vieira, artista visual

  274. Flora Paim, artista e doutoranda

  275. Fradique, cineasta

  276. Francesca Esposito, investigadora e docente

  277. Francisco Bethencourt, professor universitário

  278. Francisco Caiado, investigador

  279. Francisco Frazão, programador

  280. Francisco Santos Silva, sociólogo e investigador

  281. Francisco Silveira, estudante

  282. Francisco Vaz, barman e programador

  283. Frederico Pinheiro, adjunto no Ministério das Infraestruturas

  284. Gabriel Humberto Muñoz Palafox, professor universitário (Brasil)

  285. Gabriela de Freitas Figueiredo Rocha, doutora pelo CES

  286. Gabriela Maldonado Borges, Psicóloga

  287. Gabriela Salazar Herrera, arquitecta

  288. Garazi López de Aguileta, PhD Candidate, University of Wisconsin-Madison

  289. Gessica Borges, doutoranda

  290. Cibele Domingos, feminista, jurista

  291. Gilca Garcia de Oliveira, investigadora e professora

  292. Gisela Casimiro, escritora e artista

  293. Giulia Lamoni, investigadora e curadora

  294. Giulia Strippoli, historiador

  295. Gonçalo Margato, Mestrando em História Moderna e Contemporânea

  296. Graça Horta, conservadora e restauradora

  297. Graça Nazaré, intérprete

  298. Graça Santos, artista visual

  299. Guida Veiga, investigadora

  300. Gustavo Infante, professor universitário

  301. Halyne Pacheco, conservadora-restauradora

  302. Hélder Adegar Fonseca, historiador, professor catedrático aposentado

  303. Helena Almeida, psicóloga clínica

  304. Helena Amaral, argumentista

  305. Helena Carvalho, professora universitária

  306. Helena Costa, arquiteta

  307. Helena Romão, musicóloga

  308. Hélia Marçal, professora universitária

  309. Henrique Machado Silva, mestrando

  310. Henrique Silva, professor aposentado

  311. Hilary Owen, professora universitária

  312. Hugo Cardoso, professor universitário

  313. Hugo Castro, investigador

  314. Hugo Miguel Santos, livreiro e tradutor

  315. Hugo Oliveira, investigador e biólogo

  316. Idalina Dias Sardinha, investigadora e professora

  317. Ilda Teresa de Castro, investigadora, artista e programadora

  318. Inês Afonso Lopes, investigadora

  319. Inês Beleza Barreiros, historiadora de arte

  320. Inês Brasão, professora e investigadora

  321. Inês Cordeiro Dias, professora auxiliar

  322. Inês Espírito Santo, socióloga

  323. Inês Faria, antropóloga

  324. Inês Galvão, antropóloga

  325. Inês Lago, criadora e investigadora de artes performativas

  326. Inês Pereira, socióloga, professora universitária

  327. Inês Pereira da Silva, arquiteta

  328. Inês Pires de Lima, socióloga

  329. Inês Sapeta Dias, investigadora, cineasta

  330. Inês Thomas Almeida, musicóloga

  331. Inês Vieira, investigadora

  332. Inocência Matta, professora universitária, investigadora

  333. Irina Pampim, estudante e produtora

  334. Isa Correia de Barros, doutoranda

  335. Isabel Brison, artista plástica e engenheira informática

  336. Isabel Castro Silva, editora e tradutora literária

  337. Isabel Ferreira Gould, investigadora independente

  338. Isabel Flores, doutorada, diretora executiva

  339. Isabel Mões, actriz e encenadora

  340. Isabel Morais, professora emérita

  341. Isabel Nogueira, historiadora e crítica de arte contemporânea, professora

  342. Isabel Seguí, professora universitária

  343. Isabel Ventura, socióloga

  344. Isabel Freire, investigadora

  345. Isabel Stein, doutoranda

  346. Ishtar Yasin Gutiérrez, realizadora

  347. Izabela M. Tamaso, professora universitária e investigadora

  348. Ivone Ferreira, professora universitária

  349. Jairo Carioca de Oliveira, Psicanalista, Poeta e Pesquisador

  350. Jairo I. Fúnez-Flores, cientista social

  351. Jessica Falconi, investigadora

  352. Jesus Carrillo, historiador de arte

  353. Joacine Katar Moreira, historiadora

  354. Joana Alcântara, antropóloga e técnica superior

  355. Joana Areosa Feio, Antropóloga

  356. Joana Braga, arquiteta e investigadora

  357. Joana Craveiro, encenadora e dramaturga

  358. Joana Dias, artista plástica

  359. Joana Emídio Marques, jornalista e doutoranda

  360. Joana Forte, professora e dirigente associativa

  361. Joana Gusmão, produtora

  362. Joana Lucas, antropóloga, professora universitária

  363. Joana M. B. R. Almeida Cabral, professora universitária e psicoterapeuta

  364. Joana Manuel, actriz

  365. Joana Matias, investigadora

  366. Joana Meirim, professora

  367. Joana Monbaron, doutoranda

  368. Joana Pontes, realizadora, investigadora e professora.

  369. Joana Simões Piedade, jornalista e mediadora cultural

  370. Joana Topa, docente universitária e investigadora

  371. Joana Zózimo, socióloga

  372. Jacinta Bugalhão, arqueóloga e investigadora

  373. João Biscainho, artista e curador

  374. João Cruz, professor auxiliar e delegado sindical

  375. João Fiadeiro, coreógrafo, investigador, curador

  376. João Figueiredo, investigador

  377. João José Pereira Marques, professor

  378. João Leal, antropólogo

  379. João Mário Grilo, cineasta e professor

  380. João Miguel Carvalho, investigador

  381. João Miguel Palaio, investigador e professor

  382. João Pedro Amorim, investigador e artista

  383. João Pedro George, sociólogo e escritor

  384. João Pedro Tereso, Investigador Auxiliar e arqueólogo

  385. João Rebuge, arqueólogo

  386. João Rosas, cineasta

  387. João Urbano, escritor e trabalhador do campo

  388. Jorge Lampreia, professor universitário

  389. Jorge Louraço Figueira, dramaturgo

  390. Jorge Machado, educador social e coordenador de projetos

  391. Jorge Martins, geógrafo e politólogo

  392. José Alberto Correia, professor universitário

  393. José Alves, ecólogo investigador

  394. José da Costa Ramos, geógrafo

  395. José Filipe Costa, cineasta e investigador

  396. José Maria Vieira Mendes, professor universitário

  397. José de Olivença Duarte, professor universitário

  398. José Manuel Pelaez Ropero, historiador e investigador

  399. José Fernandes Dias, professor universitário aposentado

  400. José Pedro Baptista, Doutorando

  401. Josina Almeida, historiadora da arte

  402. Julia Suárez-Krabbe, profesora e investigadora

  403. Juliana Neves Norte Pereira, antropóloga e bolseira de investigação, Cics.Nova, UÉvora

  404. Jussara Ângelo, pesquisadora

  405. Karen Medina, médica

  406. Karla Oliveira, nutricionista

  407. Kátia Cristina Favilla, doutoranda em Antropologia

  408. Katy Hunter, investigadora

  409. Larissa Lewandoski, realizadora

  410. Laura Burocco, investigadora

  411. Laura Erber, professora

  412. Laura Martínez Domínguez, historiadora

  413. Laura Dewitte, educadora para os direitos humanos

  414. Lee Douglas, investigadora

  415. Leonor Pires Martins, investigadora

  416. Leonor Rosas, doutoranda

  417. Leonor Sá, conservadora museu da polícia judiciária, investigadora IHC e CECC

  418. Leopoldina Fekayamãle, professora e mestranda

  419. Leticia de Oliveira, professora universitária

  420. Lia Ferreira, pintora, ilustradora, produtora e diretora de arte

  421. Liciane Mamede, doutoranda e produtora cultural

  422. Lígia Afonso, historiadora de arte e professora universitária

  423. Lígia Pimenta Lima de Morais, Bancária, Consultora de Amamentação, Activista

  424. Lilia Blima Schraiber, professora universitária

  425. Liliana Coutinho, investigadora e curadora

  426. Liliana Gil, antropóloga e professora universitária

  427. Liliana S. Ribeiro, psicóloga

  428. Lívia de Oliveira Borges, professora universitária aposentada

  429. Lorana Cervera Ferrer, professora, universidade de Bournemouth

  430. Lorena Travassos, investigadora

  431. Lucas Camargo de Barros, realizador e investigador

  432. Lucas F M da Silva, professor universitário

  433. Luciana Carvalho Fonseca, professora

  434. Luciana Fina, cineasta e investigadora

  435. Luciana Moreira, professora e ex-investigadora

  436. Luciana Silva Garcia, doutora e advogada em Direitos Humanos

  437. Luciano Santos, engenheiro

  438. Lúcia Ramos Monteiro, professora universitária

  439. Lucinda Correia, arquitecta e investigadora

  440. Luís Alçada Baptista, arquitecto paisagista

  441. Luís Antonio Bitante Fernandes, professor universitário, investigador

  442. Luís Camacho, designer

  443. Luís Graça, professor

  444. Luis Gonçalves, academic adviser

  445. Luís Filipe Freitas Lima, médico

  446. Luis Martínez Andrade, sociólogo

  447. Luís Santo Vaz, argumentista e realizador

  448. Luís Trindade, professor e investigador

  449. Luísa Câmara Rocha, advogada e professora

  450. Luísa Homem, cineasta

  451. Luísa Lucena e Vale, médica

  452. Luísa Maria Ferreira, professora universitária de Química

  453. Luísa Semedo, professora

  454. Luísa Serôdio, galerista e criadora artística

  455. Luísa Sol, arquiteta e investigadora

  456. Luiza Bezerra, investigadora

  457. Luzia Lambuça, estudante

  458. Lurdes Macedo, professora e investigadora

  459. Maciel Carneiro, professor

  460. Madalena Fernandes, socióloga

  461. Madalena Matos, socióloga

  462. Madalena Rocha Pereira, Professora Auxiliar

  463. Madalena Sacramento Nunes, professora

  464. Magda Burity da Silva, jornalista e estudante universitária

  465. Magdalena Valdivieso Ide, coordenadora Políticas públicas e justiça de género, Flacso, Glacso, un. Chile

  466. Mafalda Carapeto, doutoranda

  467. Mafalda Escada, bolseira de investigação

  468. Mafalda Sebastião, advogada

  469. Manucha Lisboa, professora catedrática

  470. Manuel Gonçalves, Jurista

  471. Manuel Halpern, jornalista e escritor

  472. Manuel Marcelino, dramaturgo

  473. Manuela Bezerra de Mello, escritora e investigadora

  474. Manuela Serra, realizadora

  475. Manuela Teles, investigadora

  476. Márcia Oliveira, investigadora

  477. Márcia Novais, designer

  478. Marco Aurélio Máximo Prado, professor e investigador

  479. Marcos Ribeiro Mesquita, professor de psicologia social (UFAL/Brasil)

  480. Margarida Alpuim, jornalista

  481. Margarida Baldaia, revisora, investigadora independente

  482. Margarida Cardoso, cineasta

  483. Margarida Ferra, técnica de comunicação cultural e escritora

  484. Margarida Leitão, cineasta e professora

  485. Margarida Oliveira, assessora de comunicação

  486. Margarida Paredes, antropóloga

  487. Margarida Rendeiro, investigadora e professora universitária

  488. Margarida Vale de Gato, poeta e professora universitária

  489. Margot Figueiredo, arquiteta

  490. Maria Benedita Basto, investigadora e professora universitária

  491. Maria Coutinho, historiadora de arte e professora

  492. Maria Cristina Costa - professora universitária

  493. Maria do Carmo Piçarra, investigadora de cinema e professora universitária

  494. Maria Giulia Pinheiro, artista-etc

  495. Maria Helena Santos, psicóloga social e investigadora

  496. Maria João Coelho, filósofa

  497. Maria João Guardão, realizadora e jornalista

  498. Maria João Faustino, investigadora

  499. Maria João Seabra, gestora de ciência

  500. Maria Manuela Martins Branco Correia Lopes Mount

  501. Maria do Mar Fazenda, curadora e investigadora

  502. Maria do Mar Pereira, professora universitária

  503. Maria Inês de Oliveira Martins, professora universitária e jurisconsulta

  504. Maria João Costa, Farmacêutica, Artista Plástica e Mestranda em Antropologia

  505. Maria João Madeira, programadora de cinema

  506. Maria Juracy Filgueiras Toneli, professora universitária

  507. Maria Leonor Rodrigues Rolo Duarte, psicóloga

  508. M. Luísa Sousa, investigadora e historiadora

  509. Maria Luísa Coelho, professora universitária

  510. Maria Manuela Peixoto, psicóloga clínica e investigadora

  511. Maria Mire, professora e artista

  512. Maria Nogueiro Gomes, técnica de diagnóstico e terapeuta

  513. Maria Ofélia Janeiro, técnica superior

  514. Maria Paula Branco, professora ensino superior

  515. Mariana Riquito, doutoranda

  516. Maria Sequeira Mendes, professora universitária

  517. Maria Sousa, economista

  518. Maria Tavares, Professora associada Estudos portugueses, Queen’s un. , Belfast

  519. Maria Vlachou, gestora cultural

  520. Mariana Duarte, jornalista

  521. Mariana Meneses Muñoz, doutoranda em história

  522. Mariana Avelãs, tradutora

  523. Mariana Curado Malta, docente do ensino superior politécnico

  524. Mariana Duarte, jornalista

  525. Mariana Liz, professora universitária

  526. Mariana Mazza, estudante e cuidadora infantil

  527. Mariana Varela Camara, poeta e socióloga

  528. Marianne Bloch-Robin, investigadora cinema e professora universitária

  529. Mariana Maurício, jurista, tradutora, doutoranda

  530. Mariana Prandini Fraga Assis, investigadora e professora universitária

  531. Mariana Rei, designer e antropóloga (desempregada)

  532. Mariana Silva, doutoranda em antropologia

  533. Marina Polo, investigadora

  534. Marina Simões Galvanese, historiadora

  535. Marina Temudo, investigadora ISA, Lisboa

  536. Maribel Mendes Sobreira

  537. Marinho Pina, artista

  538. Mariana Pinho, doutoranda

  539. Mário Moura, professor universitário

  540. Marisa Torres da Silva, professora universitária

  541. Maristella Svampa, Investigadora, Activista ambiental e feminista

  542. Marisol Facuse Muños, professora universitária

  543. Markus Almeida, jornalista

  544. Marta Agostinho, gestora de ciência

  545. Marta Costa Lima, especialista em igualdade de género e técnica de apoio à vítima

  546. Marta Dias, activista rede 8 de Março

  547. Marta Espiridião, curadora e investigadora

  548. Marta Lança, trabalhadora independente e doutoranda

  549. Marta Mateus, cineasta

  550. Marta Mestre, curadora

  551. Marta Martins, gestora cultural

  552. Marta Mendes, investigadora e professora do ensino superior

  553. Marta Nieto Romero, investigadora

  554. Marta Pedro Varanda, professora

  555. Marta Pérez, professora de antropologia e investigadora

  556. Marta Prista, investigadora

  557. Marta Rema, escritora e coordenadora editorial

  558. Martin A. Kayman, professor universitário aposentado

  559. Matilde Seabra, arquiteta e mediadora (em projetos educativos)

  560. Matheus Serva Pereira, historiador

  561. Mélanie Toulhoat, historiadora

  562. Melissa Rodrigues, artista e arte educadora

  563. Michel Cahen, professor universitário (CNRS Bordeaux, França)

  564. Michele Schultz, professora (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP)

  565. Micol Brazzabeni, mediadora social educacional, antropóloga

  566. Miguel António Domingues, artista plástico

  567. Miguel Cardoso, tradutor e professor

  568. Miguel Carmo, investigador

  569. Miguel Cisneiros, estudante

  570. Miguel Filipe Silva, investigador integrado, IHC

  571. Miguel Leone Jouanny, investigador assistente no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

  572. Miguel Remondes, DVM, PhD, professor universitário

  573. Miguel Silva Graça, arquiteto e investigador universitário

  574. Miguel Vale de Almeida, antropólogo e professor universitário

  575. Millena Lízia, artista e investigador

  576. Miriam Halpern Pereira, historiadora

  577. Mirna Queiroz, programadora e editora

  578. Morgane Delaunay, investigadora e historiadora

  579. Nacira Guénif-Souilamas, socióloga, antropóloga e professora

  580. Nádia Pinto Marques, especialista em desenvolvimento sustentável

  581. Nádia Sales Grade, comunicação

  582. Natalia Christofoletti Barrenha, investigadora e produtora cultural

  583. Natalia Telepneva, professora universitária

  584. Natércia Rodrigues Lopes, investigadora

  585. Nelson Dias, professor universitário, consultor

  586. Nelson J. Almeida, arqueólogo

  587. Nélson Ramalho, assistente social e professor universitário

  588. Noemi Alferi, investigadora

  589. Nina Paim, designer, editora e curadora independente

  590. Núcleo Contra o Assédio (NCA) da Escola Superior de Educação do Porto

  591. Nuno André Rodrigues de Sousa, artista plástico

  592. Nuno Crespo, professor universitário e crítico de arte

  593. Nuno Dias, investigador auxiliar

  594. Nuno Domingos, antropólogo e investigador

  595. Nuno Grancho, arquiteto, urbanista e investigador

  596. Nuno Marques, investigador

  597. Nuno Miguel Neves, investigador

  598. Nuno Lisboa, programador

  599. Nuno Mora, arquitecto, doutorando em antropologia

  600. Nuno Sanches, arquiteto

  601. Nuno Vieira de Carvalho, mestrando

  602. Olga Coimbra, professora

  603. Olga Blázquez Sánchez, investigadora independente

  604. Olivia Glaze, investigadora

  605. Oriana Rainho Brás, antropóloga, investigadora

  606. Pâmela Perda Cabreira, doutoranda, investigadora, historiadora e professora

  607. Pat Odber de Baubeta, professora universitária aposentada

  608. Patrícia Amaral, Socióloga, Assistente de investigação

  609. Patrícia Azevedo da Silva, antropóloga

  610. Patrícia Barnabé, jornalista

  611. Patrícia Carvalho, gestora de projetos

  612. Patrícia Contreiras, gestora de ciência e tecnologia

  613. Patrícia Magalhães Ferreira, consultora e investigadora sobre Desenvolvimento e Cooperação

  614. Patrícia Martins Marcos, historiadora

  615. Patrícia Nogueira, professora universitária e realizadora

  616. Patrícia Pereira, investigadora

  617. Patrícia Robalo, arquitecta

  618. Patrícia Santos Hansen, investigadora

  619. Patricia Schor, investigadora

  620. Patricio Lepe-Carrión, investigador (Chile)

  621. Pau Casanellas, historiador

  622. Paula Cabeçadas, reformada

  623. Paulo Vasconcelos, advogado e professor coordenador.

  624. Paulo Cunha, programador e professor de cinema

  625. Paula Duarte Lopes, professora universitária e investigadora

  626. Paula Gil, assessora municipal

  627. Paula Miranda, arquitecta

  628. Paula Sequeiros - investigadora, socióloga

  629. Paulo Faria, escritor e tradutor literário

  630. Paulo Raposo, antropólogo e professor

  631. Paulo T. Silva, professor e designer gráfico

  632. Paulo Silva, editor científico

  633. Pedro Antunes, antropólogo

  634. Pedro Cerejo, tradutor

  635. Pedro Faro, historiador da arte

  636. Pedro Gonçalves Corrêa, técnico de comunicação

  637. Pedro Gonçalves, estudante

  638. Pedro Goulão, argumentista e escritor

  639. Pedro Mendonça dos Santos, professor

  640. Pedro Mota, paginador

  641. Pedro Moura, docente e investigador

  642. Pedro Pombo, antropólogo

  643. Pedro Silva Sena, autor, docente, editor e tradutor

  644. Pedro Schacht, professor universitário

  645. Philip J. Havik, investigador

  646. Priscilla Domingos, psicóloga e investigadora

  647. Rafael Galupa, biólogo e investigador

  648. Rafaela Lopes de Sousa, doutoranda, pesquisadora e militante feminista

  649. Ramón Flecha, professor emérito de sociologia (U Barcelona)

  650. Raquel André, artista e doutoranda

  651. Raquel Castro, Actriz e encenadora

  652. Raquel Gil Carvalheira, antropóloga e professora universitária

  653. Raquel Rato, investigadora de História do Cinema Português e realizadora

  654. Raquel Schefer, historiadora do cinema e professora universitária

  655. Raul Domingues, cineasta.

  656. Rebeca Hernández, professora universitária, Universidade de Salamanca

  657. Regina Guimarães, poeta, artista visual, professora universitária aposentada

  658. Renata Cambra, professora, ativista da Rede 8 de Março

  659. Renata Soares Junqueira, professora Universitária

  660. Renísia Garcia, professora e investigadora

  661. Ricardo Campos, antropólogo, investigador

  662. Ricardo Cardoso, urbanista e professor universitário

  663. Ricardo Costa Agarez, docente e investigador

  664. Ricardo Julião, professor e investigador

  665. Ricardo Noronha, historiador

  666. Ricardo Roque, investigador

  667. Ricardo Saló, realizador de rádio.

  668. Ricardo Santos, arquitecto

  669. Ricardo Seiça Salgado, antropólogo e performer

  670. Ricardo Ventura, investigador

  671. Rita Aires, psicóloga

  672. Rita Araújo, investigadora e professora do ensino superior

  673. Rita Barreira- Doutoranda/ Investigadora

  674. Rita Benis, investigadora e argumentista

  675. Rita Cachado, antropóloga

  676. Rita Cássia Silva, antropóloga, artista

  677. Rita Castro, engenheira

  678. Rita Castro Neves, artista e professora

  679. Rita Fabiana, curadora

  680. Rita Luís, investigadora

  681. Rita Lucas Narra, investigadora

  682. Rita Morais, cineasta e programadora

  683. Rita Natálio, artista e pesquisador

  684. Rita Reis, doutoranda

  685. Rita Tomás, assessora de comunicação

  686. Rodrigo C. Bulamah, professor e antropólogo

  687. Rodrigo Lacerda, antropólogo e realizador

  688. Rodrigo Rosa, sociólogo

  689. Ronald Lopes de Oliveira, psicanalista e historiador

  690. Ronaldo Macedo Brandão, professor universitário

  691. Rosalba Icaza, professora universitária

  692. Rosalina Gomes, docente

  693. Rosana Albuquerque, professora universitária

  694. Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga e professora

  695. Rosário Mauritti, socióloga e professora universitária

  696. Rui Caeiro, investigador na área da comunicação

  697. Rui Curado Silva, investigador

  698. Rui Frederico Jorge, psicólogo educacional

  699. Rui Gomes Coelho, professor universitário

  700. Rui Lopes, historiador

  701. Rui Pinto de Almeida, doutorando

  702. Rui Teigão, funcionário público

  703. Ruy Llera Blanes, antropólogo

  704. Salomé Lopes Coelho, investigadora

  705. Sandra Catarina Cadeiras Machado, educadora

  706. Sandra Cunha, socióloga e doutoranda

  707. Sandra Faustino, socióloga

  708. Sandra Mara Cavasini

  709. Sandra Mateus, socióloga investigadora

  710. Sandra Tomás, psicoterapeuta

  711. Sara & André, artistas plásticas

  712. Sara André da Costa, professora universitária e pesquisadora

  713. Sara Caballero Zavala, mediadora cultural e investigadora

  714. Sara de Castro, mestranda e artista

  715. Sara Cura, arqueóloga

  716. Sara Eloy, professora e investigadora

  717. Sara Ferreira, médica

  718. Sara F Costa, poeta e investigadora

  719. Sara Figueiredo Costa, jornalista

  720. Sara Gamito, jurista

  721. Sara Goulart, produtora cultural

  722. Sara Machado de Oliveira Paiva, doutoranda

  723. Sara Merlini, socióloga

  724. Sara Serpa, compositora e música

  725. Sara Simões, arqueóloga

  726. Sara Tufano, socióloga

  727. Sara Veiga, tradutora

  728. Sébastien Antoine, sociólogo e pesquisador

  729. Sheila Khan, Investigadora e Professora Auxiliar Convidada

  730. Sílvia Cardoso, antropóloga

  731. Sílvia das Fadas, artista-cineasta, investigadora convivial

  732. Sílvia Firmino, professora e realizadora

  733. Sílvia Lemos, professora

  734. Silvia Pascuala Escobar

  735. Sílvia Pinto Coelho, coreógrafa e investigadora

  736. Silvia Rivera Cusicanqui, socióloga, historiadora e activista

  737. Silvio Luiz Cordeiro, imaginador

  738. Simone Tulumello, geógrafo

  739. Simone Silva, antropóloga e professora

  740. Sofia Figueiredo, investigadora

  741. Sofia Lai Amândio, socióloga

  742. Sofia Lorena, jornalista

  743. Sofia Martinho Pereira, linguista

  744. Sofia Martinho, professora universitária

  745. Sofia Ponte, artista e professora universitária

  746. Sofia da Palma Rodrigues, jornalista

  747. Sofia Roque, investigadora e doutoranda em filosofia

  748. Sofia Steinvorth, curadora e doutoranda

  749. Sofia Schuster Ubila, politóloga e professora

  750. Sofia Teixeira Gomes, cineasta

  751. Sonia Corrêa, Observatório de Sexualidade e Política (SPW), ABIA Brasil.

  752. Sonia Costa, investigadora

  753. Sónia Ferreira, Investigadora e docente universitária

  754. Sónia Gabriel, arqueóloga

  755. Sonia Kerfa, professora universitária

  756. Sónia Lamy, professora universitária e investigadora

  757. Sónia Félix, educadora de infância, mãe

  758. Sónia Pereira Marques da Silva, engenheira civil

  759. Sónia Vespeira de Almeida, antropóloga

  760. Soraia Simões de Andrade, escritora e investigadora

  761. SOS Racismo

  762. Susana Boletas, antropóloga

  763. Susana Borges, professora universitária

  764. Susana Brissos, economista e investigadora

  765. Susana Constante Pereira, formadora, investigadora e ativista

  766. Susana Correia, professora universitária

  767. Susana Gaudêncio, artista, professora e investigadora

  768. Susana Gomes da Silva, responsável de educação

  769. Susana León Jiménez, investigadora

  770. Susana Lourenço Marques, Editora e professora universitária

  771. Susana Maria da Silva Duarte, doutoranda

  772. Susana Maria de Sousa Martins da Silva, investigadora auxiliar

  773. Susana Mendes Silva, artista plástica e professora universitária

  774. Susana Moreira Marques, escritora

  775. Susana Mourão, socióloga

  776. Susana Nobre, realizadora

  777. Susana Otero, professora e directora artística

  778. Susana Peralta, economista e professora universitária

  779. Susana Pereira Gomes, socióloga

  780. Susana Pereira da Silva, gestora de projetos

  781. Suzane de Alencar Vieira, professora universitária (UFG/Brasil)

  782. Tal Dor, investigadora em sociologia

  783. Tânia Leão, socióloga

  784. Tânia Pacheco, editora

  785. Tânia Paulo, doutoranda

  786. Tânia Teixeira Laky de Sousa, advogada e investigadora

  787. Tania Stolze Lima, antropóloga

  788. Tatiana Mendes, ativista feminista

  789. Tatiana Motterle, ex-investigadora

  790. Telma Azevedo, médica

  791. Teófilo Furtado, designer

  792. Teresa Botelho, professora universitária

  793. Teresa Castro, investigadora e professora universitária

  794. Teresa-Cláudia Tavares, professora do ensino politécnico

  795. Teresa Janela Pinto, professora universitária

  796. Teresa Joaquim, professora

  797. Teresa Maria Rocha Líbano Monteiro, socióloga e investigadora

  798. Teresa Mendes Flores, investigadora e professora

  799. Teresa Nunes, doutoranda e investigadora.

  800. Teresa Salselas, assistente social e socióloga

  801. Teresa Summavielle, investigadora

  802. Teresa Vasconcelos, professora universitária

  803. Thaís Vieira de Paula, cientista política, professora e pesquisadora

  804. Tiago Carvalho, sociólogo

  805. Tiago Ivo Cruz, doutorando

  806. Tiago Vieira da Silva, professor e investigador

  807. Toby Green, professor História e cultura África lusófona, King’s College

  808. Túlio Muniz, professor

  809. Vasco Ramos, investigador

  810. Valentina Desideri, artista

  811. Vanessa Almeida, investigadora

  812. Vanessa Figueiredo de Lima, advogada e doutoranda

  813. Vanessa Galiza Filipe, arqueóloga

  814. Vânia Rodrigues, gestora cultural e investigadora

  815. Vasco M. Barreto, professor e investigador

  816. Vasco Miguel dos Santos Ramos, sociólogo

  817. Vera Carmo, investigadora e curadora

  818. Vera Inês da Costa Silva, antropóloga, ativista, feminista, anti-carcerária

  819. Vera Mantero, coreógrafa

  820. Vera Sofia Mota, artista

  821. Vítor Sérgio Ferreira, sociólogo e investigador.

  822. Verónica I. P. Ferreira, investigadora.

  823. Verónica Sousa, doutoranda

  824. Victor Alonso Rocafort, cientista político, professor universitário

  825. Victor Hugo Lopes, preservador de filmes

  826. Virgínia Baptista, professora

  827. Vitor de Sousa, professor universitário e investigador

  828. Walter Omar Kohan, professor titular

  829. Werner Martins Vieira, físico, professor universitário

  830. Xóchitl Leyva Solano, Chiapas, Mexico

  831. Yasmine Siblot, professora de sociologia, Universidade de Paris 8

  832. Yves Sintomer, professor universitário

  833. Zoltán Biedermann, professor catedrático

  834. Zuleide Fernandes de Queiroz, professora universitária

A pedido dos autores este texto foi actualizado às 21h de dia 14 de Abril

Este texto foi actualizado às 17h de 19 de Abril com o número actual de subscritores

Os autores escrevem segundo o novo acordo ortográfico

Sugerir correcção
Ler 20 comentários