Preços de referência dos combustíveis têm a maior quebra em mais de dois meses

Os preços de referência estimados pela ERSE para a gasolina e o gasóleo, esta segunda-feira, caíram mais de 4,8% em relação à semana passada. É a queda mais acentuada desde o final de Maio, quando o regulador começou a reportar estes dados.

Foto
Preços dos combustíveis estão em trajectória descendente. Paulo Pimenta

Os preços de referência estimados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para os combustíveis sofreram, esta segunda-feira, quebras de quase 5%, tanto no caso da gasolina como no do gasóleo, em relação aos valores da semana passada. Esta é a maior queda em mais de dois meses e a mais acentuada desde que o regulador começou a reportar estes dados, no passado mês de Maio.

O mais recente relatório semanal de supervisão dos preços de venda ao público, divulgado pela ERSE nesta segunda-feira, indica que o chamado “preço eficiente” (o preço médio semanal dos combustíveis determinado pela ERSE, que resulta da soma de todas as componentes que formam o preço deste produto, desde a cotação da matéria-prima nos mercados internacionais até aos impostos, passando pela logística, incorporação de biocombustíveis e retalho) será, na semana de 8 a 14 de Agosto, de 1,848 euros por litro no caso da gasolina 95 simples e de 1,821 euros por litro no gasóleo simples.

Em ambos os casos, há uma queda superior a 4,8% em relação ao preço eficiente reportado na semana passada, de 1,943 euros por litro no caso da gasolina e de 1,913 euros por litro no caso do gasóleo.

Regista-se, assim, a maior queda do preço desde que a ERSE iniciou a divulgação destes dados, numa altura em que o petróleo tem vindo a desvalorizar nos mercados internacionais.

Esta segunda-feira à tarde, o barril de Brent, negociado em Londres e que serve de referência para o mercado europeu, está a cotar abaixo dos 96 dólares, aproximando-se dos valores mais baixos desde o final de Fevereiro deste ano. A pressionar os preços da matéria-prima têm estado os receios de uma recessão económica a nível mundial, que levariam a uma contracção acentuada da procura por petróleo.

Não é possível, para já, comparar o valor estimado pela ERSE para esta semana com aqueles que são praticados pelos postos de abastecimento, já que os preços médios a nível nacional, relativos a esta segunda-feira, só serão divulgados na terça-feira. Já no que diz respeito aos valores da semana passada a ERSE aponta para um agravamento do diferencial entre o preço eficiente da gasolina e o preço de pórtico (o preço médio reportado pelos operadores de postos de abastecimento) e para um esbatimento dessa diferença no caso do gasóleo.

Na gasolina, o preço de pórtico apurado pela ERSE para a semana de 1 a 7 de Agosto foi de 1,912 euros por litro, valor que fica 0,5% acima (ou mais 0,9 cêntimos por litro) do preço de referência dessa semana, calculado em 1,943 euros por litro. Já no caso do gasóleo simples, o preço de pórtico apurado para a semana passada é de 1,912 euros por litro, apenas 0,1% abaixo do preço de referência de 1,913 euros por litro calculado pela ERSE.

Descontos põem gasóleo quase 5% abaixo do preço de referência

A ERSE calcula, ainda, o preço médio com descontos, um indicador que incorpora os descontos praticados nos postos de abastecimento, por exemplo, através de cartões de frota ou cupões. Este indicador tem-se mantido sempre abaixo do preço de referência e, no caso do gasóleo, a diferença é agora a mais elevada de que há registo, aproximando-se dos 5%.

Na semana passada, o preço com descontos fixou-se numa média de 1,889 euros por litro de gasolina simples, menos 5,4 cêntimos por litro (ou menos 2,8%) do que o preço de referência calculado para essa semana.

Já o preço médio com descontos do gasóleo foi calculado em 1,826 euros por litro na semana de 1 a 8 de Agosto, menos 4,8% do que o preço de referência dessa semana. Este é o maior diferencial desde que a ERSE começou a reportar estes dados.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários