Melanie Challenger: “Porque é que sermos um animal nos perturba tanto?”

Ser Animal, Ser Humano, o novo livro da investigadora inglesa em História Natural e Ambiental, lança-nos uma questão: “Porque é que sermos um animal nos perturba tanto?” Em entrevista ao P2, Melanie Challenger fala do mito do excepcionalismo humano, do impacto do SARS-CoV-2 e do papel dos outros animais na ciência.

Foto
Melanie Challenger DR

“O mundo é hoje dominado por um animal que não acredita ser um animal. E o futuro está a ser imaginado por um animal que não quer ser um animal. Isto é importante.” Melanie Challenger dá o tom logo nas primeiras frases de Ser Animal, Ser Humano, cuja edição portuguesa foi recentemente publicada pela Temas e Debates. Neste livro, em que procura narrar “uma nova história do que significa ser humano”, a investigadora em História Natural e Ambiental, com um particular interesse em Filosofia Ambiental, aborda o mito do excepcionalismo humano, o dualismo entre corpo e mente – a que dá o nome de “guerra civil da mente” – e a busca incessante pela eternidade como forma de escape aos “limites da condição animal”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários