Portugal tem os “oitavos” na mão e até pode perder 2-0 com a França

Portugal poderia estar muito melhor, mas não está mal. Neste momento, até uma derrota com a França, no dia 23, deverá ser suficiente.

Portugal tem jogo decisivo frente à França

Não há como fugir: ser de Portugal é andar de calculadora na mão em competições de futebol. A sina portuguesa confirma-se neste Euro 2020 e lá vêm, novamente, as contas.

Como está Portugal, depois da derrota frente à Alemanha? Poderia estar melhor (um triunfo teria garantido o apuramento), mas, neste momento não está nada mal.

Resumindo: Portugal pode perder frente à França (por um ou até mesmo por dois golos) e mesmo assim estará, muito provavelmente, nos oitavos-de-final do Euro, já que seria um dos quatro melhores terceiros classificados entre os seis grupos.

Cenários:

  • Ganhando à França, Portugal estará nos oitavos-de-final do Euro 2020, podendo apurar-se em primeiro ou segundo lugar. Simples e sem mais contas.
  • Empatando com a França, Portugal estará nos oitavos-de-final do Euro 2020, podendo apurar-se em segundo lugar ou como um dos quatro melhores terceiros (como aconteceu em 2016). Fazendo 4 pontos, com o hipotético empate com a França, Portugal será sempre melhor do que Suíça, Finlândia e Ucrânia, terceiros classificados com piores registos.
  • Perdendo com a França por um máximo de dois golos (desde que a Hungria não vença a Alemanha), Portugal estará nos oitavos-de-final do Euro 2020. Caso a Hungria vença a Alemanha, então Portugal ficará fora do Europeu. Em suma, uma provável vitória alemã frente à Hungria (ou mesmo um empate) permitirão a Portugal perder, por exemplo, por 2-0 frente à França, dado que, na diferença de golos, superará os rivais dos restantes grupos, nomeadamente Finlândia e Ucrânia (também com três pontos, os mesmos que teria Portugal, mas com um pior registo goleador).

Texto actualizado dia 21/06, com o novo cenário das contas de Portugal.

Sugerir correcção
Ler 30 comentários