Bons Selvagens: quatro caminhantes em busca do estado puro

Quatro amigos andam a explorar Portugal de lanterna na mão e cabeça ao relento. Encontraram nas caminhadas em autonomia uma forma de libertar o corpo do ritmo da cidade com a ajuda de um famoso grito de guerra: “Aúuuuu!”

Foto
Nuno Ferreira Santos

Nem sempre tomam banho, põem os transportes públicos à frente do carro, exploram Portugal a pé e de bicicleta, de preferência sem humanos à vista. Não é que sejam anti-sociais, mas, à luz do nome que escolheram para a quadrilha, o homem é naturalmente bom, a sociedade é que o corrompe, como dizia Rousseau. Diogo Tavares, José Josué, Marta Castro e Rui Henrique são os Bons Selvagens, gente da cidade (de Lisboa, do Porto e de Tomar) a viver na capital, que sonha dias seguidos com o momento alto da vida de um trabalhador na Terra: o fim-de-semana.

É nesses períodos de dois a três dias que, desde 2016, pegam nas mochilas, sacos-cama, calçado de caminhada e casacos impermeáveis e se fazem à estrada rumo à serra da Estrela, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, à serra do Açor, aos vales do Nabão ou do Côa. “Tendencialmente no interior”, foca Josué, de 41 anos, professor de Artes Visuais. “Não é preciso ir lá fora para encontrar lugares extraordinários”, completa Diogo, também 41 anos, guia de trekking. O extraordinário, aqui, é ter tempo para olhar as estrelas, beber vinho em frente a uma fogueira, ouvir a chuva a cair na terra.

Os objectivos das saídas são vários: testar a capacidade de autonomia em percursos pela natureza; conhecerem-se a si mesmos; explorar o país; conviver; pensar nas pequenas e nas grandes coisas da vida; multiplicar o tempo. “Costumamos dizer que são dois dias que passam como duas horas mas parecem duas semanas”, conta Diogo. É que os tais fins-de-semana à Bons Selvagens passam rápido porque são bons, mas “parecem duas semanas” porque, ainda assim, “acontece muita coisa”. Pelo caminho, desenham, fotografam, escrevem, com o objectivo de mais tarde partilhar e inspirar quem os descobre e acompanha através das redes sociais ou na vida real.

“Um fiasco” para começar

Tudo começou nas bicicletas. Admiradores da mobilidade ecológica em contexto urbano, os quatro iam-se cruzando numa Lisboa onde ainda eram poucos os que pedalavam mas onde começavam a surgir movimentos como a Massa Crítica (uma concentração mensal de bicicletas na cidade, que começou há 27 anos em São Francisco, nos Estados Unidos, e chegou a Lisboa em 2003, com o intuito de chamar a atenção para a mobilidade ecológica e estilos de saudáveis), fanzines, blogues, lojas e outros espaços ligados à “ciclo-filosofia”. Era “uma comunidade”, lembra Diogo. E Marta, de 38 anos, animadora sociocultural, reconhece logo a seguir: “O que nos uniu foi a bicicleta, mas depois começámos a investir cada vez mais na caminhada.”

Nuno Ferreira Santos
Nuno Ferreira Santos
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

Rapidamente, os quatro amigos acharam que deveriam fazer “mais qualquer coisa juntos” e, no Outono de 2016, partiram para a serra da Estrela com o plano de “subir o vale de Manteigas e os picos mais icónicos, como o Cântaro Gordo, dormir e voltar a Manteigas pelo lado de cima da serra”, descreve Rui, de 42 anos, designer. Mas os planos nem sempre se concretizam. “Apanhámos uma grande chuvada a subir o vale e quando chegámos ao Covão d’Ametade estávamos tão ensopados que achámos melhor desistir.” Conclusão: a primeira grande jornada dos Bons Selvagens resumiu-se a uma manhã de caminhada com roupa e sacos-cama molhados. No final, foram dormir a uma pensão. “Nada como um fiasco para nos preparar bem”, analisa Diogo. Gargalhada geral.

Não se é, portanto, “bom selvagem” à primeira. O caminho para o “estado puro” custa a trilhar. “Tem de se ir várias vezes, pensar, repensar e adaptar”, explica Marta. E a premissa vale tanto para levar a cabo a autonomia exigida como para caminhar sem deixar rasto, num modelo ambientalmente responsável.

No início, Rui, Marta, Josué e Diogo levavam comidas rápidas como noodles e muitas embalagens de plástico nas mochilas. “Depois das refeições ficávamos com montes de lixo connosco e isso fazia-nos confusão. Então, começámos a preparar as coisas em casa, o que dá algum trabalho, mas também muito gozo”, conta Marta, e hoje esta é uma das principais componentes da viagem em modo ecológico, que continua no que vestem ou no combustível gasto para chegar ao ponto onde iniciam a caminhada (caso não se desloquem de bicicleta, a prioridade vai para os transportes públicos, sempre que possível). É como sublinha Rui: “O acto mais importante que temos no dia-a-dia é onde gastamos o nosso dinheiro, e o que é que isso implica. Quando me decido por um determinado alimento, tento ter consciência do percurso que fez para chegar até nós, mesmo que seja uma simples maçã.”

Tentando não ultrapassar o número de oito elementos (para não comprometer a meta do “rasto zero” nem a experiência da viagem), os Bons Selvagens têm levado outras pessoas a explorar o país de mochila às costas. A finalidade é inspirar para esta forma de viagem “limpa” nos tempos do turismo massificado e do hiperconsumo, até porque os dias na natureza tornam-se num instrumento de educação. Rui explica: “Enquanto no início do projecto o objectivo era apenas descontrair num fim-de-semana, as coisas que fomos fazendo foram transformando as nossas vidas.” Em modo selvagem, a pequena “tribo” voltou a ter tempo para sujar as mãos, partilhar e pensar, voltando à cidade mais “limpa”.

Sugerir correcção
Comentar