Tarouca lança concurso de “curtas” com o sabugueiro como protagonista — e dá prémios

Câmara Municipal de Tarouca está a promover concurso de curtas-metragens com quatro cateogiras são animação, documentário, ficção e videoclipe. Serão premiados os três primeiros classificados de cada uma delas, com a atribuição de um prémio no valor de 300, 200 e 100 euros, respectivamente.

Foto
Willow/Wikicommons

Estão abertas as inscrições para um concurso de curtas-metragens promovido pela Câmara Municipal de Tarouca, cuja única imposição é a participação do sabugueiro ou da sua flor.

“O importante é que o sabugueiro, ou a flor do sabugueiro, possa ser incluído na curta-metragem, é quase o único requisito, porque podem concorrer de todo o país ou de qualquer idade, o sabugueiro é que tem de marcar presença”, afirmou José Damião Melo, vice-presidente da câmara.

O autarca explicou à agência Lusa que Tarouca, em Viseu, “é o concelho português que mais produção de sabugueiro tem” e, no ano de 2021 “exportou 1200 toneladas de sabugueiro, o que, em termos de economia local e agrícola, é uma fonte de rendimento muito forte”.

José Damião Melo justificou assim “a presença do sabugueiro e da flor” nas iniciativas autárquicas, nomeadamente no concurso de curtas-metragens que decorre no mês de Maio e que “serão apresentadas em Setembro, por altura das Festas de São Miguel”.

As quatro categorias a concurso para as curtas-metragens são animação, documentário, ficção e videoclipe. Serão premiados os três primeiros classificados de cada uma delas, com a atribuição de um prémio no valor de 300, 200 e 100 euros, respectivamente. Os vencedores são anunciados em Setembro. O regulamento completo pode ser consultado aqui.

“Os prémios monetários podem não ser muito atractivos, falamos de um total de cerca de 2500 euros para as quatro categorias, mas acreditamos que, para uma primeira edição, é interessante”, defendeu o autarca.

Também durante este mês decorre um outro concurso, de fotografia, no âmbito do qual “as pessoas vão poder expor as suas fotografias, quer online, quer num espaço físico, e após a votação haverá um vencedor, seja de fotografia digital ou em suporte de papel”, explicitou.

“O mês de Maio e primeira quinzena de Junho é a altura em que o território se veste de branco e permite uma paisagem completamente diferente da que estamos habituados a ver no território e a visita vale a pena”, desafiou.

Neste sentido, a autarquia promove ao longo do mês “diversas iniciativas, principalmente ao fim-de-semana”. Para este que se avizinha “há passeios de balão de ar quente e um encontro de bandas de música, já que o concelho tem cinco [bandas] e uma academia”.

Para o último fim de semana está programada uma noite de fados e, ao longo do dia, haverá um show drinking, em parceira com a Escola de Hotelaria de Lamego, em que todas as bebidas por ela criadas têm um princípio: todas são confeccionadas com o sabugueiro ou a sua flor”, conclui.

Sugerir correcção
Comentar