Fim-de-semana, na TV: São Jorge, Grace Jones, danças com monumentos e outros fados

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
São Jorge passa no AXN Movies, no domingo à noite

CINEMA

Money Monster
AXN, sábado, 21h55
Lee Gates é a estrela de um programa televisivo sobre investimentos financeiros. Kyle Budwell é um investidor que segue os seus conselhos e acaba por perder todo o dinheiro em acções de uma empresa de tecnologia. Desesperado, irrompe pelo estúdio, apresenta a sua história e ameaça fazer explodir o edifício. Com realização de Jodie Foster, um thriller com George Clooney, Jack O’Connell, Dominic West, Caitriona Balfe e Julia Roberts – actriz que hoje tem honras de sessão dupla, com a emissão, às 23h38, d’O Segredo dos Seus Olhos

Fados
RTP2, sábado, 23h20
Depois de Flamenco e Tango, Carlos Saura encerrou a sua trilogia debruçando-se sobre uma das mais conhecidas expressões do povo português e criou pontes com o Brasil e África, explorando a miscigenação cultural do passado luso. Lura, Caetano Veloso, Chico Buarque, Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Argentina Santos e Ana Sofia Varela são algumas das faces e vozes deste Fados.

Fragmentado
Hollywood, sábado, 1h50
Diagnosticado com transtorno dissociativo de identidade, Kevin tem, dentro de si, 23 personalidades distintas. Um dia, rapta três raparigas que aprisiona numa cave. Depois de várias tentativas de fuga, elas percebem que só entendendo cada uma das facetas de Kevin poderão encontrar forma de sair dali com vida. Mas ele ainda parece esconder uma 24.ª personalidade. Com James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson e Jessica Sula, um thriller psicológico escrito e realizado por M. Night Shyamalan.

O Livro de Eli
Hollywood, domingo, 18h15
Eli (Denzel Washington) é um viajante com um único propósito: proteger um livro sagrado e levá-lo ao seu destino, pois nele reside a esperança de um futuro para a Humanidade. Na travessia por um país transformado em deserto, cruza-se com pessoas que lutam pela sobrevivência a cada dia. A realização é de Allen Hughes; o argumento, de Gary Whitta. 

São Jorge
AXN Movies, domingo, 21h10
Jorge é um pugilista desempregado a tentar sustentar a mulher e o filho. Quando ela decide fugir da crise e regressar ao seu Brasil natal, Jorge fica sem saber o que fazer. Acaba por aceitar trabalhar como cobrador de dívidas, passando a intimidar pessoas que, tal como ele, estão numa situação desesperada. Realizado por Marco Martins e protagonizado por Nuno Lopes (Prémio Orizzonti para melhor actor no Festival de Veneza), um filme dramático enquadrado pelos anos de intervenção da troika.

Engenhos Mortíferos
Fox, domingo, 21h20
Numa Terra pós-apocalíptica, as grandes metrópoles tornaram-se cidades-tracção. Cada uma avança pelo planeta, obtendo recursos para os seus habitantes, mesmo que isso se traduza em saques e conflitos armados. Mas há uma revolução em marcha. Com argumento de Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens, e realização de Christian Rivers, um filme de aventura baseado nos livros de Philip Reeve. No elenco entram Hugo Weaving, Hera Hilmar, Robert Sheehan, Jihae, Ronan Raftery, Leila George, Patrick Malahide e Stephen Lang.

Carol
AXN White, domingo, 21h25
Nova Iorque, anos 1950. Therese trabalha na secção de brinquedos de um grande armazém. Um dia, conhece Carol, uma mulher sofisticada em busca de um presente de Natal para a filha. Mais tarde, encontram-se e ficam amigas. Com o tempo, a amizade converte-se em intimidade e paixão. Quando a relação se torna evidente, o marido de Carol retalia, exigindo a guarda total da filha. Nomeada para seis Óscares, uma história dramática realizada por Todd Haynes, com actuações de Cate Blanchett, Rooney Mara, Sarah Paulson e Kyle Chandler.

SÉRIE

The Watch
HBO, domingo, streaming
Um thriller de comédia punk-rock inspirado no livro Discworld de Terry Pratchett, ou um procedural de fantasia desenvolvido pela BBC para o seu canal americano, The Watch centra-se na Ankh-Morpork City Watch (a força policial da cidade do dito livro) e tem um design de produção distintivo. As críticas à série, estreada em Junho deste ano, já não são tão benevolentes quanto à qualidade da narrativa. 

DOCUMENTÁRIOS

Grace Jones - Bloodlight and Bami
RTP2, sábado, 17h11

De Nova Iorque à Jamaica, dos cantos religiosos às ostras e champanhe num estúdio, do quotidiano aos imponderáveis da luz, este documentário de Sophie Fiennes, que demorou dez anos a ser concluído, mostra a incategorizável artista em movimento, funcionando tanto como retrato do seu quotidiano como da transformação da mulher em ícone quando sobe ao palco.

As Máquinas Que Mudaram o Mundo
História, sábado, 22h15
Estreia. O tractor, os aviões, a televisão, o telefone, as motas, as comunicações sem fios, as ferramentas eléctricas, os electrodomésticos... Eis os protagonistas da nova série documental, centrada em máquinas que alteraram radicalmente o dia-a-dia. Reconstituições, imagens de arquivo e opiniões de especialistas combinam-se para narrar a sua história, dos seus inventores e das rivalidades e alianças forjadas em seu nome. São oito episódios de uma hora, para ver aos sábados, até dia 18 de Dezembro, sempre em dose dupla. 

How to With John Wilson
HBO, sábado, streaming
Depois de ter refrescado as mentes confinadas em 2020, o documentarista John Wilson continua a fazer perguntas e a filmar Nova Iorque de uma forma única. A segunda temporada traz seis novos temas, todos aparentemente tão simples quanto os da primeira, e um convite a existir com honestidade e capacidade de observação. 

The Murder List
ID, domingo, 22h
Estreia. Seria uma simples operação de rotina, para averiguar a liberdade condicional de um ladrão de lojas, não fosse a revelação que daí resultou: indícios de que se trataria de um assassino em série. O que se seguiu foi uma missão para descodificar uma série de documentos com pistas de uma lista de vítimas, antes que o suspeito fosse libertado. Este especial de true crime documenta, ao longo de duas horas, esse processo. 

Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo
TVCine Edition, domingo, 22h
Ivan Dias acompanha um ano na vida de Carlos do Carmo: o da consagração, da celebração das cinco décadas de actividade e da atribuição do Grammy Latino de Carreira. O título alude a dois álbuns feitos em parceria com José Carlos Ary dos Santos: Um Homem na Cidade (1977) e Um Homem no País (1983), perfilando-se como o último tomo da trilogia.

MÚSICA

Entre Paredes - Bernardo Moreira Sexteto
RTP2, domingo, 00h46
Quase 20 anos depois de ter lançado o álbum Ao Paredes Confesso, o contrabaixista Bernardo Moreira mantém-se Entre Paredes. Foi este o título que deu ao disco que editou, em Julho passado, pela JACC Records. É uma homenagem e, simultaneamente, um diálogo musical com o legado do mestre Carlos Paredes. Ao lado de Bernardo Moreira, alinham João Moreira (trompete), Tomás Marques (saxofone), Ricardo J. Dias (piano), Mário Delgado (guitarra) e Joel Silva (bateria).

DANÇA

Monumentos em Movimento
RTP2, sábado, 22h01
São emitidos três capítulos da série que regista criações de dança contemporânea que se harmonizam (ou apropriam) de monumentos franceses para seu cenário/palco. O primeiro é Duo, do israelita Emanuel Gat, no Palais Royal. Seguem-se Preljocaj Montmajour, do francês Angelin Preljocaj, na Abadia de Montmajour (às 22h17), e Variations, da dupla Justine Berthillot e Frédéri Vernier, na Abadia de La Sauve-Majeure (às 22h28). Ainda no campo da dança, a RTP2 estreia no sábado à noite, às 22h41, Scenes From a Ferry, um espectáculo – ou instalação – experimental, improvisado sob inspiração das Cenas da Vida Conjugal de Ingmar Bergman, pelo coreógrafo Alexander Ekman, bailarinos do Royal Swedish Ballet e o compositor Mikael Karlsson.

INFANTIL

Uma Vida de Insecto (V. Port.)
Disney Channel, sábado, 21h25
A vida não é nenhum piquenique para os habitantes da Ilha das Formigas. A cada Verão, um bando de ambiciosos gafanhotos liderados pelo malvado Hooper invade a colónia para lhes saquear mantimentos e infernizar a vida. Determinada a mudar o rumo dos acontecimentos, Flik, uma corajosa formiga, decide combatê-los. Como? Contratando um peculiar (e acrobático) grupo de insectos guerreiros. John Lasseter e Andrew Stanton realizaram este filme de animação, produzido pela Pixar para os estúdios Disney, em 1998. Foi nomeado para um Óscar, pela banda sonora original, composta por Randy Newman.

A Estrela de Natal (V. Port.)
SIC K, domingo, 19h
Um filme de animação com espírito natalício, realizado por Timothy Reckart – na sua estreia em longas-metragens –, segundo um argumento de Carlos Kotkin e Simon Moore. Aborda o nascimento de Jesus numa perspectiva divertida: a de um burro e seus amigos, os animais que terão presenciado o Natal original.

 

Sugerir correcção
Comentar