Postais da desolação

Um pequeno album de viagem a articular a beleza natural do midwest com a sua desolação social.

ipsilon,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,festival-veneza,
Fotogaleria
ipsilon,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,festival-veneza,
Fotogaleria
ipsilon,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,festival-veneza,
Fotogaleria
ipsilon,critica,hollywood,cinema,culturaipsilon,festival-veneza,
Fotogaleria
,Nomadland
Fotogaleria

Se nos pedissem para escolher um plano de Nomadland, um só plano que fosse capaz de, dalguma maneira, conter o essencial do filme, ficávamos com aquele que mostra a silhueta de Frances McDormand junto à fachada de um cinema chamado Midwest (nome apropriado: Nomadland anda sempre por esses territórios) onde os néons iluminam o título do filme que lá dentro se exibe: The Avengers. O contraste entre o lugarejo semi-desértico e aquela manifestação da grande festa escapista e multimilionária de Hollywood dá quase tudo o que o filme de Chloe Zhao tem para dar: a “descoberta” de uma América dentro da América, uma América pobre, quase terceiro-mundista, povoada por nómadas (por opção ou por falta de hipóteses) que vivem de biscates por aqui e por ali.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários